Viver de Marketing Digital

11 razões pelas quais seu público supera as palavras-chave quando se trata de SEO

Palavras-chave tem sido uma palavra da moda no mundo do marketing online por um bom tempo, e certamente continuará sendo por muitos anos. Isso porque as palavras-chave são um aspecto importante da sua estratégia de marketing, pois são responsáveis ​​por captar a atenção do seu público-alvo e envolvê-lo na sua marca.

As palavras-chave que você implementa em seu conteúdo não apenas ajudam a atrair o tipo certo de público, mas também informam aos mecanismos de pesquisa sobre o que é seu site, ajudando-os a estimar se é uma fonte de informação relevante, determinando assim sua classificação.

No entanto, seu público é significativamente mais importante do que palavras-chave quando se trata de SEO. Pense nisso. Como você saberia quais palavras-chave você deve segmentar se não tiver ideia de quem é seu público-alvo? Você sabe quais termos eles estão digitando nos mecanismos de busca quando procuram algo que você oferece? Você precisa saber quem eles são para poder implementar palavras-chave que eles já estão usando.

É aqui que muitos profissionais de marketing on-line cometem um erro, pois acreditam que certas palavras-chave relacionadas ao seu negócio são suficientes, talvez até mais do que suficientes, para permitir que direcionem mais tráfego para seus sites e melhorem seus rankings de SEO. O que eles não percebem é o fato de que encher seus sites com palavras-chave, sem realmente realizar uma pesquisa de palavras-chave adequada, não faz bem aos seus rankings.

Na verdade, o preenchimento de palavras-chave pode prejudicar os rankings de SEO, e subir de volta pode ser muito difícil. Portanto, você precisa começar com seu público-alvo antes de entrar em palavras-chave; somente quando você tiver um público-alvo definido, você será capaz de atendê-los e usar palavras-chave de forma eficaz.

Sem mais delongas, dê uma olhada em todos os motivos pelos quais seu público sempre supera as palavras-chave quando se trata de SEO.

Conhecer seu público leva a conhecer suas palavras-chave

Há muito conteúdo online, então se destacar e superar o barulho da concorrência pode ser bastante desafiador. A implementação de palavras-chave adequadas em seu conteúdo ajudará você a alcançar seu público-alvo e informá-lo sobre os produtos ou serviços que você oferece.

No entanto, como já mencionado, você precisa conhecer seu público-alvo para saber quais palavras-chave segmentar. Você precisa entender as necessidades e preferências deles em relação ao seu negócio para que possa entender como chamar a atenção deles.

Portanto, certifique-se de realizar uma pesquisa de palavras-chave adequada e descobrir os termos exatos que seus clientes-alvo estão digitando nos mecanismos de pesquisa. A implementação desses termos em seu conteúdo levará mais pessoas ao seu site e ajudará você a expandir seus negócios.

Se, em vez disso, você tentar segmentar todo mundo, tornando seu conteúdo genérico, sem as palavras-chave certas, você não atingirá seus objetivos. Segmentar todos significa não segmentar ninguém, porque você não está tornando seu conteúdo atraente e atraente se não estiver segmentando as necessidades de um público específico.

Maior engajamento é melhor que o maior tráfego

maior engajamento é melhor que o maior tráfego

O tráfego que você recebe de suas palavras-chave de SEO só é valioso se for o tipo certo de tráfego. Você pode obter um aumento no tráfego implementando determinadas palavras-chave relacionadas à sua empresa, mas isso não significa que esse tipo de tráfego realmente ajudará sua empresa a crescer.

Você precisa ter certeza de que os visitantes que visitam seu site estão realmente engajados em seu conteúdo e querem não apenas ficar mais tempo e saber mais sobre o que você tem a dizer ou vender, mas também voltar novamente. Se você conseguir realmente engajar seu público-alvo , isso trará muito mais benefícios do que simplesmente adicionar palavras-chave de SEO.

Como você pode saber se os visitantes do seu site estão ou não engajados com sua marca? Se eles estão deixando comentários em suas postagens de blog, compartilhando seu conteúdo em suas contas de mídia social ou comprando algo de você, eles estão genuinamente interessados ​​​​em seus negócios. Eles estão noivos.

Por outro lado, se tudo o que você obtém são apenas visualizações de página, seu público não está realmente achando seu site relevante para suas necessidades. É justamente por isso que focar no seu público é muito mais vital do que focar apenas nas palavras-chave, pois palavras-chave são aquelas que aumentam as visualizações de página – elas não conseguem engajar as pessoas na sua marca.

Público claramente definido e engajado é leal

Se você definir claramente seu público-alvo , saberá exatamente qual direção tomar para atrair a atenção deles e envolvê-los em sua marca. Quando você realmente envolve seu público, você cria confiança com eles e eles se tornam leais à sua marca eventualmente.

Você não pode conseguir isso simplesmente adicionando palavras-chave específicas de SEO em seu conteúdo. Essas palavras-chave podem direcionar mais tráfego para seu site, mas podem fazer com que seus visitantes percebam que não estão realmente interessados ​​no que você tem a oferecer quando chegarem ao seu site. Eles simplesmente sairão e encontrarão alguma outra fonte de informação necessária que ressoe com suas necessidades específicas.

 

Tudo isso significa que seu público se torna leal quando você define claramente quem eles são primeiro e depois realmente os envolve no que você faz. Se você não se concentrar em seu público específico e suas necessidades exclusivas, não poderá transformá-los em clientes fiéis, e não há uma única palavra-chave no mundo que possa ajudá-lo a alcançar isso antes de conhecer e entender seus clientes-alvo primeiro.

Público engajado e leal aumenta suas vendas

Você não pode construir um grande público simplesmente colocando palavras-chave em seu site. Você constrói um grande público ao se envolver com eles e construir confiança com eles. Quando eles se familiarizarem com sua marca e você lhes proporcionar excelentes experiências toda vez que interagirem com você, eles se tornarão seus clientes fiéis. Portanto, suas vendas serão aumentadas e você gerará um alto ROI.

Isso não pode ser dito para palavras-chave, no entanto. As palavras-chave só atraem novas pessoas que podem não ter tanta probabilidade de comprar seus produtos ou compartilhar a mensagem da sua marca quanto seu público fiel. Seu público fiel não apenas comprará de você, mas também visitará seu site regularmente para conferir suas novas ofertas, enquanto o tráfego de SEO pode não.

Assim, você melhorará sua retenção de clientes , o que reduzirá significativamente seus custos e tornará seu negócio mais lucrativo, ajudando você a gerar mais ROI. Por outro lado, as palavras-chave não podem produzir o mesmo ROI, nem podem ajudá-lo a construir um público fiel, muito menos ajudá-lo a reter esse público.

Implementar palavras-chave sem um público definido prejudica seus rankings

Se você implementar palavras-chave que realmente não segmentam seu público-alvo definido, a ação mais inteligente que você pode tomar seria definitivamente parar de usar palavras-chave. Por quê? Porque, acredite ou não, você está realmente prejudicando seu ranking de SEO . Você está fazendo as pessoas se recuperarem e irem para seus concorrentes. Você está arruinando sua reputação e imagem de marca, o que pode ser muito difícil de restaurar.

Como você está fazendo tudo isso? Quando você usa palavras-chave que não visam seu público específico, as pessoas que acessam seu site digitando essas palavras-chave nos mecanismos de pesquisa podem perceber que seu site realmente não fornece as respostas que procuravam. Assim, eles clicarão de volta e visitarão alguma outra fonte na página de resultados do mecanismo de pesquisa.

Quando eles clicam de volta, sua taxa de rejeição aumenta e a Autoridade de Domínio do seu site é prejudicada, eventualmente prejudicando sua classificação de SEO. Se uma ou várias pessoas se recuperarem, suas classificações não poderão ser seriamente enfraquecidas, mas se você continuar usando palavras-chave irrelevantes e incorretas, poderá esperar que muitas pessoas se recuperem. O resultado? Suas classificações serão consideravelmente prejudicadas.

Seu público divulga sua empresa

Ainda outra razão pela qual o público sempre supera as palavras-chave é o fato de que seu público é muito mais propenso a compartilhar seu conteúdo e divulgar sua empresa do que um visitante aleatório que o Google direcionou ao seu site. Isso ocorre porque as palavras-chave de SEO geralmente atraem pessoas que procuram um valor específico sem querer se envolver ainda mais com sua marca.

Por outro lado, seu público sempre terá tempo para compartilhar seu conteúdo, deixar comentários e simplesmente se envolver com sua marca. Isso ocorre simplesmente porque eles já estão familiarizados com sua marca e acham importante compartilhar sua mensagem de marca e comunicá-la a seus familiares, amigos e seguidores nas mídias sociais.

Isso é exatamente o que ajuda você a ampliar seu alcance e aumentar o número de seus clientes fiéis, porque as pessoas confiam muito nas opiniões de seus amigos sobre as marcas. Se o seu melhor amigo lhe disser que uma determinada marca é absolutamente brilhante, você confiaria nele? Claro que você faria.

Portanto, permita que seu público compartilhe seu conteúdo e ajude a aumentar o reconhecimento da marca . Adicione botões de compartilhamento de mídia social em seu site e torne-os claramente visíveis e fáceis de usar. Concentre-se em engajar seu tráfego de qualidade e, em troca, seu público se envolverá com você e transmitirá sua mensagem de marca definitiva para você. Eles se tornarão os embaixadores da sua marca

Reter clientes é mais econômico do que usar SEO para encontrar novos

Tentar reter seus clientes geralmente custa consideravelmente menos do que tentar conquistar novos com os meios de SEO. Na verdade, conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que reter um cliente.

Por que exatamente isso? É porque as pessoas geralmente adoram rotina e hábitos. Uma vez que eles se acostumam a fazer algo ou comprar produtos específicos, eles geralmente mantêm esses hábitos. Quando se tornam leais a determinadas marcas, tendem a permanecer leais.

É por isso que você deve se concentrar em nutrir seus clientes atuais, em vez de se esforçar demais para atrair novos. Pode parecer estranho e não significa que você não deva tentar expandir seu público, mas nutrir os clientes que já são fiéis a você acabará levando você a conquistar um número maior de clientes.

Isso porque eles vão recomendar você para as pessoas que conhecem e, no mundo dos negócios, isso significa tudo. Realmente não há melhor forma de marketing do que o marketing que seus clientes existentes estão fazendo por você. Não é apenas marketing gratuito, mas também o mais eficaz.

O preenchimento de palavras-chave prejudica seu ranking de SEO

O preenchimento de palavras-chave é algo que nenhum profissional de marketing deve fazer, porque pinta uma imagem de alguém que realmente não sabe o que está fazendo. Isso mostra que você não é profissional e que está desesperado para fazer uma venda.

Quando um visitante chega ao seu site e vê que você preencheu seu conteúdo com exatamente as mesmas palavras-chave, ele não o verá como um especialista em seu campo. Eles não o verão como uma autoridade, e sua reputação e credibilidade sofrerão graves consequências.

Além disso, sua classificação de SEO será prejudicada, pois seu conteúdo não criará experiências positivas, e a experiência do usuário é um dos inúmeros algoritmos de classificação do Google. Assim, quando o Google vê o preenchimento de palavras-chave em seu site, isso diminuirá sua classificação de SEO, o que afetará negativamente seu tráfego.

Portanto, certifique-se de não exagerar com suas palavras-chave. Use-os, mas seja esperto quanto a isso. Reformule-os um pouco, pois isso irá aprimorar seu conteúdo e torná-lo mais interessante. Certifique-se de que seu conteúdo seja de alta qualidade e forneça informações relevantes sobre sua empresa e use palavras-chave apenas quando elas se encaixam naturalmente no contexto. Caso contrário, seu público não confiará em seu site e o deixará para seus concorrentes rapidamente.

Públicos definidos levam a taxas de rejeição mais baixas

Se você definir claramente seu público, poderá reduzir significativamente sua taxa de rejeição . Isso ocorre porque seu público-alvo estará genuinamente interessado em tudo o que você tem a dizer ou oferecer, para que eles não se recuperem logo após visitarem seu site. Eles serão obrigados a ficar mais tempo e saber mais sobre você, navegar pelas suas ofertas especiais ou assinar seus serviços.

Isso é bastante lógico, quando você pensa sobre isso. Se você visitar um site que apresenta muitos artigos relacionados a dicas e truques de bricolage, por exemplo, é muito provável que você fique mais tempo no site e leia mais de um artigo. DIY é algo que lhe interessa e, já que você está lá, você terá tempo para navegar pelo site e se aprofundar no conteúdo que achar relevante para suas necessidades específicas.

Isso não é possível se você encher suas páginas com palavras-chave e ignorar completamente as necessidades do seu público-alvo. Seu conteúdo precisa ressoar com seu público-alvo, portanto, defini-lo é absolutamente vital. Só assim você poderá diminuir sua taxa de rejeição, aumentar suas conversões e melhorar seus rankings.

Seu público fiel permanece mais tempo em seu site do que o tráfego obtido por palavras-chave de SEO

Quando seu público está devidamente definido e quando ele é fiel, ele fará muito mais do que ajudar você a reduzir sua taxa de rejeição. Eles não apenas não clicarão de volta e sairão do seu site, mas também permanecerão por mais tempo, ajudando você a aumentar seu tempo na página.

Quanto maior o seu tempo na página, maior será o seu ranking de SEO. Isso ocorre porque o tempo na página é um dos algoritmos de classificação do Google, portanto, se o seu for geralmente baixo, o Google determinará que seu site não é exatamente relevante para seu público. Ele reconhecerá que seu site realmente não fornece valor real para eles, então parará de direcionar as pessoas para ele.

Por outro lado, se os visitantes do seu site ficarem mais tempo em seu site, o Google determinará que você forneça algo relevante e útil. Ele assumirá que seu conteúdo é de alta qualidade e que essencialmente envolve as pessoas. Caso contrário, ele assumirá que eles não gostam exatamente do que veem quando chegam ao seu site.

Portanto, sempre coloque as necessidades do seu público em primeiro lugar ao elaborar seu conteúdo, porque eles permanecerão por muito mais tempo do que o tráfego obtido apenas por palavras-chave de SEO. Você inspirará sua lealdade e fortalecerá seu relacionamento com eles, construindo uma marca forte e respeitável.

Seu público permite um redirecionamento eficaz

O retargeting é uma das formas mais importantes de publicidade direcionada online hoje em dia, já que as pessoas estão ativas nas mídias sociais quase o tempo todo. Mais importante, eles colocam seus interesses em seus perfis de mídia social, o que torna incrivelmente mais fácil para você e todos os outros profissionais de marketing segmentar o tipo certo de público que o ajudará a expandir seus negócios.

Além disso, seus gostos, desgostos, comentários e compartilhamentos também fornecem uma visão sobre suas preferências e interesses, para que você possa segmentá-los, ou seja, redirecioná-los com mais facilidade. Você pode aprender muito mais sobre seus clientes ideais obtendo uma visão de suas ações anteriores nas mídias sociais.

Portanto, você pode veicular anúncios na plataforma de mídia social de sua escolha (ou mais de uma plataforma), e essa plataforma específica o ajudará a atrair pessoas com maior probabilidade de se envolver com sua marca e comprar algo de você.

Comida para reflexão: a taxa média de cliques para anúncios redirecionados é 10 vezes maior do que a taxa média de cliques para anúncios gráficos. Além disso, o retargeting ajuda a aumentar a porcentagem de usuários que voltam para concluir uma compra, ou seja, concluir o processo de checkout para 26%, o que é um benefício incrível para as empresas de comércio eletrônico.

Por que tudo isso é importante? Porque com o retargeting, você se concentra em seu público-alvo, em vez de se concentrar apenas em suas palavras-chave. O retargeting não é sobre palavras-chave ou preenchimento de palavras-chave, mas sim sobre encontrar o tipo certo de público-alvo e atender às suas necessidades específicas. Trata-se de entender claramente quem eles são e quais são seus pontos problemáticos, para que você possa garantir que suas campanhas de publicidade paga sempre dêem frutos.

Conclusão

Espero que você entenda completamente agora que o público realmente supera as palavras-chave. É capaz de se engajar em sua marca e se tornar fiel a você, comprar de você e ajudá-lo a aumentar o ROI e o ranking de SEO. Por outro lado, palavras-chave não são algo com o qual seu público possa se relacionar. Embora eles possam ajudá-lo a melhorar sua classificação de SEO, tudo se resume a investir seus esforços na segmentação de um público específico.

Isso definitivamente não significa que você deve ignorar completamente as palavras-chave, mas sim usá-las com sabedoria e estratégia. Mais importante, isso significa que você deve começar com seu público primeiro e implementar suas palavras-chave assim que conhecer o público, porque só assim você fornecerá à sua empresa uma grande chance de se tornar lucrativa e bem-sucedida.

Sair da versão mobile