8 abordagens que os profissionais de marketing estão adotando para alcançar seu público no Instagram

Profissionais de marketing digital experientes entendem o poder do conteúdo visual, e imagens e vídeos dominam como o conteúdo mais envolvente da web. Se dermos uma olhada nas postagens dos usuários no Facebook, a plataforma de mídia social mais amplamente utilizada, veremos que aqueles com visualização de imagem terão 2,3 vezes mais engajamento do que suas contrapartes sem imagem. Essa é uma grande diferença, e outras plataformas de mídia social agora estão capitalizando o conteúdo visual – vídeos, imagens, GIFs etc.

Essas plataformas incluem Snapchat, Pinterest e, nosso foco de hoje, Instagram. Todos eles têm seus próprios nichos e podem ser usados ​​para fins de marketing em graus variados. A razão pela qual estamos nos concentrando no Instagram é porque ele se tornou incrivelmente popular nos últimos dois anos e entrou na cultura popular como a plataforma de mídia social da juventude de hoje.

Vamos nos aprofundar um pouco mais no núcleo do Instagram e ver o que o torna tão popular entre os profissionais de marketing. Depois disso, podemos começar a pensar em como podemos aproveitar esses fatos para promover produtos ou serviços.

Por que os profissionais de marketing adoram o Instagram

O Instagram tem uma enorme base de usuários que agora é de cerca de 800 milhões de usuários. O que é ainda mais impressionante é que essa plataforma dobrou sua base de usuários em apenas dois anos – em 2015, eles tinham apenas cerca de 400 milhões de usuários! Espera-se que essa tendência de crescimento continue ao longo de 2018, o que significa que um investimento de longo prazo para estabelecer uma presença de marca no Instagram vale a pena o tempo e o esforço.

Outra informação estatística importante que descreve a estabilidade do potencial de marketing do Instagram é o fato de que até 70% das empresas americanas estão presentes nessa plataforma. Mais de um milhão de marcas estão tentando e conseguindo (em graus variados) alcançar seus clientes no Instagram.

Já mencionamos que esta plataforma é a plataforma de mídia social mais popular para os jovens de hoje, mas vamos demonstrar isso através de mais estatísticas. Dos 800 milhões de usuários no Instagram, 59% se enquadram na faixa etária de 18 a 29 anos.

profissionais de marketing adoram o instagram

As razões pelas quais essa faixa etária gravitou em torno do Instagram tem muito a ver com os recursos que a empresa adicionou ao longo dos anos. Isso inclui recursos como histórias, páginas de exploração e assim por diante. O Instagram é bom em assimilar recursos; por exemplo, o recurso de histórias foi originalmente implementado pelo Snapchat, mas as marcas agora criam duas vezes mais histórias no Instagram do que no Snapchat.

Considere também a taxa de engajamento por seguidor, que é enorme no Instagram em comparação com outras grandes plataformas de mídia social. A taxa de engajamento por seguidor no Facebook é de cerca de 0,2%; Twitter está em um número ainda mais pobre de 0,02%. O Instagram, por outro lado, tem uma taxa de engajamento de 2,3%! Essa é uma tremenda diferença no engajamento, e não é surpresa que tantas marcas estejam migrando para o Instagram.

Agora que entendemos o que faz o Instagram se destacar de outras plataformas de mídia social, vamos ver o que os profissionais de marketing estão fazendo para atrair seu público e levá-los a comprar seu produto ou atingir seus outros objetivos de marketing.

1. Adaptando seu conteúdo ao público mais jovem do Instagram

Se você quer usar o potencial de marketing do Instagram, então você precisa criar um conteúdo que se encaixe. Em outras palavras, você precisa aprender como as pessoas percebem o Instagram e o conteúdo associado a ele. Veja como o usuário jovem adulto e adolescente do Instagram descreve o conteúdo que é produzido e descoberto nesta plataforma em uma pesquisa realizada pelo Facebook:

  • Atual 42%
  • Amigável 40%
  • 39% na moda
  • Criativo 37%
  • Útil 32%
  • 31% emocionante

Mais de 12.000 pessoas foram entrevistadas para esta pesquisa e podemos usar sua percepção do Instagram para criar conteúdo que se encaixe e envolva. Essa pesquisa também forneceu alguns insights sobre coisas que podem melhorar as chances de uma empresa ser notada.

Encontre o seu ângulo único: se você puder contar uma história ou encontrar um ângulo que seja seu e de mais ninguém, talvez seja muito mais fácil se conectar com esse público.

Combine o conteúdo deles: os usuários do Instagram gostam e criam conteúdo visualmente impressionante, que você, como marca, precisa combinar e até superar para atrair a atenção deles.

Isso levará algum tempo para se acostumar, especialmente se você não tiver experiência com marketing para usuários do Instagram. A chave é a observação e a pesquisa de mercado. Encontre marcas que estão no seu nicho e veja o que elas estão fazendo. Roubar e melhorar sempre foi uma tática sólida.

2. Contando com UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) para melhor alcance

Os usuários são obrigados a confiar mais em outros usuários do que em profissionais de marketing e marcas em qualquer plataforma online, mas quanto exatamente? Bem, Crowdtap e Ipsos realizaram um estudo para tentar responder a essa pergunta. Eles descobriram que o conteúdo gerado pelo usuário era 36% mais memorável para outros usuários e até 50% mais confiável.

Embora essa seja uma grande lacuna entre o conteúdo gerado pelo usuário e o conteúdo criado para fins de marketing, você ainda pode confiar no conteúdo da sua comunidade para melhorar seu próprio envolvimento – apenas certifique-se de pedir permissão primeiro! Buffer, a plataforma de gerenciamento de mídia social, faz isso com o conteúdo de sua comunidade no Instagram, mas eles pedem educadamente primeiro. Na maioria dos casos, as pessoas permitirão a repostagem, já que não há realmente nenhum dano causado e elas ainda obtêm um alcance mais amplo que não conseguiriam por conta própria.

O processo de compartilhamento pode ser acelerado usando uma das plataformas de gerenciamento de mídia social para tornar tudo um pouco menos tedioso e demorado.

3. Criação de base de fãs do Instagram multiplataforma

O Instagram é amplamente utilizado, mas a maioria das marcas não está presente apenas no Instagram. Eles geralmente tendem a criar seguidores em sua plataforma principal, solicitando que sua base de fãs em outras plataformas os encontrem na que eles mais valorizam, neste caso o Instagram. Independentemente de eles estarem seguindo você no Facebook, Twitter ou LinkedIn, você pode enviar uma mensagem que incluirá todas as informações necessárias que eles precisam para se conectar com você no Instagram. Isso é muito importante, porque se o processo for muito complicado, a maioria deles simplesmente o abandonarão, então facilite para eles. Além disso, se você fez isso para o Instagram, não tente impulsionar todos os seus outros perfis de mídia social fazendo o mesmo por eles. Constantemente enviar spam e migrar seu público de um lugar para outro não vai te ajudar em nada.

Para evitar ser considerado spam com suas solicitações, você deseja garantir que tenha conteúdo exclusivo em seu perfil do Instagram que eles não podem obter em nenhum outro lugar. Dessa forma, você tem um motivo legítimo para pedir que eles sigam seu perfil, pois isso lhes dará algo valioso em troca – conteúdo exclusivo!

4. Usando a tag de localização e hashtags em combinação para o máximo de engajamento

Hashtags não são a norma na maioria das plataformas de mídia social, mas no Instagram elas são muito importantes. Combinados com uma tag de localização, eles são uma grande parte do processo de descoberta e o desempenho do conteúdo está inseparavelmente ligado à tag de localização e hashtag.

Em um estudo realizado pela Simply Measured em 2014 , descobriu-se que 88% das marcas no Instagram usavam pelo menos uma hashtag em todas as suas postagens. O mesmo estudo mostrou que postagens contendo pelo menos uma hashtag geram 13% mais engajamento em média, enquanto aquelas que combinavam hashtags com tags de localização obtiveram um engajamento ainda melhor em 29%. Isso foi confirmado por um estudo de acompanhamento realizado em 2015, que mostrou que a combinação de hashtag e tag de localização produziu os melhores resultados em média.

Outra informação importante sobre as hashtags do Instagram foi fornecida pelo Sprout social. De acordo com sua pesquisa, 7 em cada 10 hashtags são de marca. Esta é uma informação recente, pois esta pesquisa foi realizada em 2017. A maioria das marcas confia em hashtags para alcançar seu público, construir uma comunidade, descobrir conteúdo e promover seus próprios.

Não enlouqueça com hashtags, no entanto, porque há uma desvantagem muito real em usá-las em excesso. A proibição de sombra é um tipo de proibição do Instagram que remove sua postagem de ser visível nas hashtags para as quais ela foi marcada. Isso significa que suas postagens perderão grande parte do alcance potencial, sem falar no engajamento.

Então, qual é a quantidade ideal de hashtags por postagem que você pode perguntar? Bem, de acordo com o estudo realizado pela TrackMavern, o número mágico é nove, mas leve isso com cautela, pois qualquer comportamento padronizado nas mídias sociais tende a trazer resultados mais pobres. Além disso, lembre-se de que postagens com mais de nove hashtags tendem a obter mais engajamento do que aquelas com oito ou menos, o que significa que você usará bastante as hashtags.

5. Use a criatividade para permanecer relevante

Pode ser bastante difícil competir com o conteúdo gerado pelo usuário como marca. Simplesmente compartilhar suas fotos de produtos, promoções e outras histórias relacionadas à marca não é suficiente. Encontrar maneiras criativas de envolver seu público é o que mais conta.

criatividade para permanecer relevante

Hashtags e outros fatores de otimização de postagem são ótimos, mas se a postagem em si for desinteressante, você não obterá ótimos resultados. Felizmente, todo mundo tem um smartphone hoje em dia e uma das abordagens populares para criar conteúdo do Instagram para marcas é incentivar seus funcionários a buscar oportunidades para tirar ótimas fotos.

Não podemos realmente dar uma receita para a criatividade, mas podemos apresentar alguns ótimos exemplos de como as grandes marcas fizeram isso. Estas são algumas das postagens mais interessantes que encontramos de marcas comuns do dia a dia, tornando-se ótimas no Instagram.

6. Consistência de postagem sobre a frequência

A maioria dos profissionais de marketing tende a se preocupar com a quantidade de conteúdo que deve publicar diariamente, mas estudos mostraram que a consistência da postagem é um fator maior. As experiências de marcas maiores mostram que mesmo postar mais de 10 vezes por dia não afeta significativamente as taxas de engajamento.

Por outro lado, de acordo com a Tailwind , marcas que postam pelo menos uma vez todos os dias da semana tendem a ter mais engajamento e crescer de forma mais constante do que as que não postam.

A lição aqui é que você deve se concentrar na consistência e na qualidade. Mesmo que postar várias postagens por dia não afete sua taxa de engajamento, pode dificultar a manutenção da qualidade de suas postagens. Isso definitivamente afetará seu engajamento, e é muito melhor manter sua comunidade engajada por um longo período de tempo do que perder uma grande parte de seus seguidores devido a postagens de baixa qualidade.

Além disso, como marca, você nem sempre quer fazer parte do fluxo de seu público – eles podem considerá-lo muito agressivo e deixar de segui-lo. Ninguém gosta de spammers! Mantenha-o divertido e mantenha-o estável.

7. A interação é um grande negócio

Pode parecer bobo, mas apenas reagir ao que as pessoas comentam pode ter um grande impacto no seu engajamento geral. Nós realmente não temos uma estatística para citar neste ou um estudo para confiar, mas a maioria dos profissionais de marketing de mídia social lhe dirá que a interação é um grande negócio!

Como marca, seu objetivo final é fazer uma venda e todos sabem disso. Se as pessoas dedicaram seu tempo privado para deixar um comentário em sua postagem, pelo menos agradeça. Não se espera que grandes marcas façam isso devido ao grande volume de interações que produzem, mas mesmo elas encontram tempo para reagir aos comentários que estão criando o maior burburinho. As marcas menores não devem apenas fazer isso, elas estão fazendo um desserviço a si mesmas ao não envolver seu público.

Essa atitude é o que mantém seu público fiel. É também o que constrói uma comunidade de seguidores em que você pode confiar como marca para feedback, promoção e, às vezes, você pode até conseguir embaixadores da marca só porque dedicou um tempo para interagir com eles.

Ainda assim, como qualquer outro lugar na Web, o Instagram tem seu quinhão de trolls e a regra de ouro se aplica aqui – nunca alimente os trolls! A única coisa que você pode obter sendo acionado por essas pessoas é algum PR notoriamente ruim. Você precisa manter sua marca acima de discussões mesquinhas e focar nas pessoas que realmente querem interagir. No que diz respeito aos trolls, eles vão embora depois de um tempo sem serem alimentados.

8. Vídeos x Imagens

No geral, na maioria das plataformas, o conteúdo de vídeo ultrapassou o conteúdo de imagem na corrida pelo conteúdo de maior engajamento. No Instagram, no entanto, as coisas não são tão claras – pelo menos ainda não.

O conteúdo visual ainda atrai mais engajamento no Instagram, mas os principais influenciadores estão relatando mais engajamento nas imagens, mas mais comentários nos vídeos. Embora as imagens ainda reinem supremas no Instagram, o engajamento médio dos vídeos está crescendo a um ritmo mais rápido. Grandes marcas tomaram conhecimento e começaram a lançar mais conteúdo de vídeo.

  • Taxa de engajamento da foto: 19%
  • Taxa de engajamento do vídeo: 03%

Ainda assim, o conteúdo de vídeo é mais difícil de produzir e leva mais tempo para ser criado. Mesmo que a duração ideal para vídeos no Instagram seja em torno de 30 segundos, explodir seu perfil com conteúdo de vídeo diário dessa duração pode se tornar cansativo muito rápido. Além disso, você deve ficar de olho em suas próprias métricas em vez de confiar em estatísticas gerais. Se suas fotos estão obtendo resultados consistentemente melhores, abandone os vídeos e concentre-se no que funciona para você.

Conclusão

O Instagram oferece muito potencial para profissionais de marketing e marcas. A plataforma está saudável e parece que continuará a crescer de forma constante. Adaptar-se ao seu ecossistema é uma história totalmente diferente. Como em qualquer outra plataforma de mídia social, os novos usuários tendem a se sentir estranhos no início, especialmente se a plataforma já está em funcionamento há algum tempo.

O mesmo vale para as marcas que tentam fazer uso do potencial de marketing de uma plataforma. Pode levar algum tempo para encontrar sua voz e uma abordagem que funcione para sua situação e metas de conversão.

Estatísticas e táticas de marketing são boas, mas marcas menores geralmente tendem a encontrar seu próprio ângulo, como deveriam. Dê a si mesmo tempo, experimente e concentre-se em coisas que mostram resultados. Use essas abordagens como diretrizes e uma maneira de construir uma base para sua própria abordagem na criação de seguidores no Instagram para melhorar suas vendas e a presença da sua marca.

Esperamos que este guia o ajude e sinta-se à vontade para comentar e fazer perguntas, se tiver alguma. Boa sorte!

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