Mapas de calor: benefícios e problemas comuns da otimização de sites

Os principais objetivos da otimização de sites são torná-lo mais atraente para os visitantes do site, melhorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão. Mas quando se trata de otimização, o principal problema é saber por onde começar. Esse problema leva a mais, como saber o que deve ser alterado e o que deve permanecer intacto.

Essa linha de problemas pode nos fazer descer ainda mais na espiral de inação e confusão. É aqui que os mapas de calor aparecem como salvadores heróicos. Vamos ver o que são mapas de calor, como eles podem iniciar a otimização de sites e quais problemas você pode esperar durante um processo de otimização orientado por mapas de calor.

O que são mapas de calor?

Você provavelmente já ouviu falar sobre mapas de calor antes e sabe que eles têm algo a ver com a otimização de sites. Na verdade, os mapas de calor são usados ​​para esclarecer como os visitantes do site interagem com cada página da web do seu site. E, enquanto estamos nisso, os mapas de calor são o método mais eficaz para ajudá-lo com isso.

Se você usar um software de mapa de calor, poderá ver em detalhes onde os cliques de seus visitantes chegam. Além disso, você poderá identificar as páginas da web e os elementos dessas páginas que não recebem cliques.

Os mapas de calor também podem ajudá-lo a ver o que os visitantes veem em seu site. Isso ocorre porque o software de mapa de calor rastreia os movimentos do mouse dos visitantes. É como ter um localizador GPS conectado ao mouse de cada visitante, registrando constantemente seu comportamento.

Ao utilizar cores, o software de mapa de calor gera um relatório visual que representa a atividade dos visitantes do site. Estes relatórios são muito fáceis de ler. As cores mais usadas são os vermelhos, laranjas, verdes e azuis. Vermelhos e laranjas são usados ​​para marcar as áreas com as quais os usuários interagem com frequência, enquanto verdes e azuis são usados ​​para destacar áreas ou elementos com menor potencial de interação.

Não é por acaso que especialistas em otimização de sites se referem aos mapas de calor como uma forma de narrativa visual.

Como funcionam os mapas de calor?

O mapeamento de calor não é um método novo no processamento e representação de dados. É uma antiga técnica de análise estatística que remonta ao século XIX. Eles são adequados para representar dados complexos porque os mapas de calor são fáceis de ler e entender, ao contrário de gráficos e tabelas.

A primeira etapa na criação de uma representação visual de dados analíticos é a criação do mapa. As páginas da web que você deseja analisar são divididas em elementos com os quais pode interagir. Os elementos são agrupados por suas tags e os elementos maiores que os contêm, os chamados elementos pais.

Quando o mapeamento é concluído, o software de mapa de calor começa a rastrear e registrar a atividade dos visitantes do site. A atividade de cada visitante é sinalizada e armazenada no banco de dados. Este software garante que ele rastreie apenas a atividade de visitantes únicos, para que você obtenha os dados mais precisos.

As atividades são registradas em tempo real e os relatórios são gerados da mesma forma. Sempre que você visualizar o relatório, poderá ver os dados mais recentes, o que torna os mapas de calor uma ferramenta incrivelmente valiosa para rastrear a eficácia das alterações e ajustes do site.

Tipos de mapas de calor

Além dos mapas de calor clássicos que mostram apenas a atividade dos visitantes em relação aos cliques e movimentos do mouse, existem outros mapas de calor disponíveis.

Scroll map – Você já se perguntou se deveria usar conteúdo mais curto ou mais longo? Onde você deve colocar sua chamada para ação (CTA)? Bem, um mapa de rolagem pode ajudá-lo com isso. Os relatórios do mapa de rolagem mostram a proporção de rolagem realizada pelos visitantes antes de decidirem sair da página ou site.

Os mapas de rolagem podem ajudá-lo a identificar o tamanho perfeito do conteúdo ou o espaço reservado para seu CTA. Os relatórios de mapa de rolagem também contêm cores. Uma mudança repentina de coloração indica que o visitante chegou a um fim lógico – uma seção do site onde ele não vê mais um motivo lógico para continuar rolando.

Confetti (click) map – O Confetti (click) map é uma versão avançada do mapa de calor comum. O relatório do mapa de confete é gerado em alta resolução. Isso ocorre porque contém cliques individuais de visitantes do site. Esses cliques são representados por pontos coloridos.

Com um mapa de confete, você pode identificar elementos não clicáveis ​​nos quais os usuários ainda clicam. Esses elementos são os que frustram os visitantes, fazendo com que eles saiam do seu site. Com esses dados, você pode melhorar a navegação do seu site e dar aos usuários o que eles desejam.

Overlay map – No relatório de mapa de Overlay map (sobreposição), você poderá ver porcentagens de cliques por cada elemento em seu site. O mapa de sobreposição mostra o desempenho de cada elemento individualmente. Esses relatórios fornecem insights rápidos. Eles são muito úteis se você quiser verificar rapidamente o desempenho de diferentes elementos depois de fazer alterações sutis em seu site.

Hover maps – Os Hover maps são uma representação dos dados de movimento do mouse. Eles destacam as áreas de uma página da Web sobre as quais o mouse de um visitante passou o mouse. Os mapas flutuantes ajudarão você a ver como os visitantes lêem suas páginas da web.

Attention maps – Se você deseja ver quais elementos da página da web são mais atraentes para seus visitantes e, portanto, chamam mais atenção, os relatórios de mapas de atenção podem ajudá-lo. As métricas que entram na equação são: Os elementos da página da web mais visualizados, o quanto os usuários rolaram e o tempo gasto na página. Se você deseja otimizar seu site com seus visitantes em mente, os mapas de atenção são projetados para serem seus guias perfeitos.

Benefícios do uso de mapas de calor

Todo site está gerando tráfego e cada elemento do site contribui para a geração de tráfego. Se você quiser ver quais elementos estão funcionando conforme o esperado e identificar aqueles que estão com baixo desempenho, os mapas de calor são seus melhores amigos.

Ao melhorar o desempenho de elementos individuais, você melhorará o desempenho do site como um todo — gerar mais tráfego, melhorar as taxas de conversão e aumentar o tempo que os usuários passam no seu site.

Aqui estão os principais benefícios do uso de mapas de calor:

Teste de usabilidade do site – Com os heatmaps, você poderá ver quais funções dos visitantes do seu site mais usam e quais estão obsoletas. Se você melhorar a funcionalidade dos elementos usados ​​com frequência em seu site, aumentará automaticamente a usabilidade de seu site e melhorará a experiência geral do usuário.

Os elementos que não chamam a atenção dos visitantes podem ser removidos para limpar o layout do seu site e melhorar a velocidade de carregamento do site ou revisitados e tornados mais atraentes. Por exemplo, se você identificar o elemento sem funcionalidade que está sendo clicado, considere adicionar alguma funcionalidade a ele e remova os elementos que não geram atenção.

Posicionamento e Otimização de Anúncios – Os mapas de atenção são ótimos na hora de identificar os elementos mais atrativos do seu site. Se você deseja exibir anúncios em seu site, deve colocá-los nas seções do layout que chamam a atenção de seus visitantes.

Isso é extremamente importante se você estiver no negócio de marketing de afiliados. Ao utilizar mapas de atenção, você poderá aumentar as taxas de conversão e o retorno do investimento (ROI). Por outro lado, se você perceber que os anúncios estão exatamente onde precisam estar, mas ainda não estão chamando a atenção, você deve otimizá-los. Considere alterar a imagem e o texto do anúncio para que se ajustem ao tema do seu site.

Colocação de links – Você deseja obter mais cliques nos links que colocou em sua postagem de blog? Você não obterá nenhum se eles estiverem além dos fins lógicos em suas páginas da web e postagens de blog. Utilize mapas de rolagem e foco para ver se os visitantes estão pensando em clicar nos links. Realoque-os e altere o texto âncora para melhorar o desempenho do link.

Colocação de CTA – A colocação de CTA é uma das práticas mais exploradas na otimização de sites. No entanto, depois de seguir respeitosamente as práticas recomendadas, revise os mapas de calor para ver o que está acontecendo com os visitantes do seu site e o CTA. Você ainda pode precisar fazer pequenos ajustes para atender às expectativas do seu público.

Você pode usar confetes (clique) e mapas de sobreposição para identificar cliques distraídos. Você precisa garantir que os visitantes estejam focados em um CTA claro. Ao remover os elementos de distração da imagem, você aumentará o desempenho do CTA.

Se você não usou um CTA antes, pode encontrar seu ponto ideal revisando os mapas de atenção. Identifique o elemento que mais chama a atenção e coloque o texto e o botão CTA diretamente abaixo ou acima dele.

Otimização de formulários online – Se você estiver usando formulários em seu site, é importante garantir que eles não afetem a experiência geral do usuário. Com os mapas de calor, você pode identificar os campos que estão fazendo com que os visitantes saiam do seu site e fazer ajustes específicos para evitar que isso aconteça novamente.

Com os mapas de calor, você pode identificar os campos que estão fazendo com que os visitantes saiam do seu site e fazer ajustes específicos para evitar que isso aconteça novamente.

Se o seu formulário online não está chamando a atenção suficiente, você pode usar mapas de rolagem e atenção para encontrar um local perfeito para ele. Como os mapas de calor registram dados para cada elemento, você pode usar os relatórios para ver o desempenho de elementos individuais de um formulário online.

Você pode usar isso para melhorar os títulos dos formulários, o botão e o texto do CTA do formulário (Clique aqui, Ir, Enviar), número de campos, número de campos opcionais, etc. Além disso, você pode acompanhar o efeito de cada alteração e fazer ajustes sutis com risco mínimo para a experiência do usuário.

Otimização do carrinho de compras de comércio eletrônico – Atenda aos visitantes que estão na página do carrinho de compras. Eles estão prontos para comprar, portanto, torne esse processo o mais tranquilo possível e otimize a página para converter melhor.

Os mapas de calor podem ajudá-lo a posicionar os elementos importantes para que fiquem mais visíveis. Por exemplo, verifique o desempenho do banner de frete grátis, posição do botão Comprar/Comprar e elementos irrelevantes que chamam a atenção dos clientes.

Toda vez que você fizer uma alteração, certifique-se de ver como ela afetou a interface do usuário e a experiência revisando os mapas de calor recém-gerados.

Software de mapa de calor

Existem muitas ferramentas de mapa de calor disponíveis no mercado. Eles são fáceis de usar e os relatórios que eles geram são fáceis de interpretar. Os melhores são projetados para serem usados ​​por pessoas sem grande conhecimento técnico.

Aqui estão as melhores e mais usadas ferramentas de mapa de calor. Certifique-se de se familiarizar com os recursos fáceis de usar de cada uma dessas ferramentas antes de decidir usá-las.

ClickTale

Clicktale é uma das ferramentas de software de mapa de calor mais populares. Você pode obter informações sobre vários tipos de mapas de calor e usá-los para fazer melhorias em seu site.

Um recurso que torna a ferramenta Clicktale única são as gravações de atividades do usuário. Essas gravações são entregues como arquivos de vídeo, permitindo que você analise detalhadamente o movimento do cursor do mouse e entenda como e por que os visitantes se comportam de uma maneira específica.

Clicktale também gera relatórios valiosos em formulários online. Além disso, oferece uma visão em tempo real da atividade dos visitantes. Um recurso interessante é o Engajamento do Cursor. Isso permitirá que você veja se os links que os visitantes abrem os envolvem ainda mais ou os deixam indiferentes e ociosos.

Ao contrário de ferramentas de software semelhantes no mercado, o Clicktale tem uma curva de aprendizado íngreme e levará algum tempo até que você esteja completamente confiante usando seus recursos mais poderosos.

jarro quente

Embora possa ser o concorrente mais jovem no mercado de software de mapa de calor, o Hotjar vem com muitos recursos e ótimas funcionalidades. Ele foi projetado como uma ferramenta multiplataforma capaz de gerar uma ampla variedade de relatórios, não apenas mapas de calor. Se você optar por esta solução, poderá ver o mapa de calor detalhado e o mapa de rolagem para cada página da web em seu site.

Além do relatório de mapa de calor padrão, você pode usar o Hotjar para revisar as gravações de comportamento do mouse do visitante, obter insights de relatórios de desempenho e conversão e usá-lo para iniciar pesquisas e grupos de feedback.

Uma desvantagem do Hotjar é que ele rastreia e grava apenas 2.000 sessões antes de gerar um mapa de calor. Embora isso a torne adequada para sites com menor quantidade de tráfego, essa ferramenta não é uma boa opção para sites com alto tráfego.

Ovo Maluco

Crazy Egg é uma poderosa ferramenta de mapa de calor. É usado e recomendado por muitos especialistas no nicho de otimização de sites. Este software gera um relatório de mapa de calor em cima da captura de tela das páginas da Web em que você o habilita. Esses tipos de relatórios são perspicazes, pois você pode ver claramente o desempenho de cada elemento no layout da página.

Esta ferramenta também incorpora algumas das funcionalidades do popular Google Analytics. Ele gera vários relatórios sobre os visitantes do site: país de origem, dispositivo usado para navegação e outras métricas relevantes.

É uma ferramenta fácil de usar com uma interface de usuário intuitiva e simples. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para saber como operar seus recursos. O único problema é o preço. Se você decidir ir com o Crazy Egg, terá que se comprometer com qualquer um dos planos oferecidos por um ano inteiro.

Problemas comuns

Embora as ferramentas de mapa de calor e os mapas de calor sejam recursos valiosos no processo de otimização do site, alguns problemas podem surgir. Felizmente, esses problemas podem ser evitados com pesquisa e planejamento detalhado.

Comprometer-se com uma ferramenta de software de mapa de calor antes de estabelecer uma meta é o problema mais comum que surge quando você vê o relatório de mapa de calor pela primeira vez. A pergunta que pode surgir neste momento é: “E agora?” É por isso que você precisa definir metas de otimização do site antes de começar.

Se você deseja aumentar o tráfego do site, a última coisa na sua lista é a análise do mapa de calor. Para isso, você deve considerar o desenvolvimento de uma estratégia de SEO e marketing de mídia social. Por outro lado, se você quiser encontrar uma razão por trás da alta taxa de rejeição, os mapas de calor são a melhor solução.

As migalhas de pão que você deve seguir:

Um mapa de calor é apenas um método de otimização de site. Quando combinado com outros, oferece resultados surpreendentes. Portanto, tente não depender apenas dos relatórios do mapa de calor. Compreender o comportamento do usuário e atendê-lo com sucesso são duas coisas completamente diferentes. Fique por dentro do seu jogo e certifique-se de seguir as melhores práticas de otimização de sites e experiência do usuário.

  • O que você quer melhorar no seu site?
  • Qual métrica é equivalente para essa melhoria?
  • Qual é o melhor método?
  • Se o software de mapa de calor é o que você precisa, qual tipo de mapa de calor funcionará melhor?
  • Ao identificar o problema e implementar uma solução, teste-a.
  • Repita o processo até ficar satisfeito com o resultado.

O que o mapeamento de calor nos ensinou até agora?
Os especialistas usam mapas de calor há muito tempo. Aqui está o que eles aprenderam até agora:

  • Na maioria dos casos, a atenção de um visitante do site está voltada para o lado esquerdo do seu site. Portanto, certifique-se de usar elementos localizados deste lado para transmitir sua mensagem de forma mais eficaz.
  • Os visitantes do site geralmente leem o conteúdo em um padrão em forma de F. Existem muitos estudos que comprovam essa natureza skimming da leitura online. Portanto, certifique-se de ter títulos e subtítulos poderosos em seus posts.
  • Se você estiver usando imagens de pessoas em seu site, certifique-se de que elas vejam o conteúdo que você deseja que seus visitantes leiam. Estudos de mapas de calor nos mostraram que as pessoas geralmente seguem a direção dos olhos da pessoa em uma imagem.
  • Os contrastes de cores são sinais de trânsito poderosos que guiarão a atenção de seus visitantes pelo layout do site.
  • Seu conteúdo mais importante deve estar localizado na parte superior da página da web . Os visitantes prestam mais atenção durante os primeiros segundos de chegada ao seu site. Use essas informações para fornecer as informações mais importantes primeiro.


O mapeamento de calor é definitivamente o método mais poderoso quando se trata de descobrir os padrões de comportamento dos visitantes e distinguir elementos de página da Web de alto e baixo desempenho. Depois de aprender a ler um mapa de calor, você poderá ajustar o design do seu site para maximizar a experiência do usuário, aumentar as conversões e fazer com que seus visitantes queiram ficar mais tempo.

No final, se você decidir usar mapas de calor para personalizar seu site para seu público, siga as etapas da seção “Problemas comuns”. Em muitos casos, os mapas de calor identificarão o problema para você, mas você ainda precisará consultar um profissional para aproveitar ao máximo o processo de otimização do site.

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