Análise e estatísticas não costumam ser assuntos favoritos, e muitas pessoas evitam falar sobre eles. Ainda assim, eles podem dizer muito se você os entender e tentar colocá-los do seu lado.
Isso é especialmente importante ao executar um site que você deseja que seja bem-sucedido. Esses números que giram em torno do seu site podem ajudá-lo muito e dizer o quão bom ou ruim ele está desempenhando. Além disso, esses números podem ajudá-lo a tomar medidas razoáveis para melhorar os resultados do seu site e atingir as metas que você definiu.
Ter apenas as análises básicas do seu site pode fornecer ótimos insights e ajudá-lo a vencer sua concorrência, que pode não depender de análises. Todos os profissionais de marketing sérios prestam atenção aos dados e fazem análises analíticas regulares para determinar seus próximos passos.
Não importa o quão atraente, funcional ou otimizado seu site possa ser, proporcionando assim uma ótima experiência ao usuário , você não conseguirá entender o desempenho dele a menos que entre em análises e dados. Quando você entender a análise do site e medir as mais importantes, poderá fazer o que quiser com seu site e obter os resultados desejados, então vamos começar.
Como analisar um site e porque é importante acompanhar?
O número de visitantes do site
Uma das métricas mais essenciais que precisa ser o mais alto possível em seu site é o tráfego da web. Não importa que tipo de site você esteja executando, você desejará ter mais visitantes todos os meses, pois fazer com que as pessoas visitem seu site é o primeiro passo para que elas tomem uma ação.
Você pode acompanhar essa métrica com o Google Analytics , que é bem simples. Quando você observa o tráfego da Web em geral, pode indicar se seu site está crescendo, diminuindo ou permanecendo em um só lugar.
Além disso, você pode analisar seu tráfego da Web em contexto com suas outras atividades para ver como elas se correlacionam. Por exemplo, ao publicar novas postagens de blog, você pode ver como seu tráfego se comporta durante essa linha do tempo e saber se seu blog é eficaz para atrair mais tráfego.
Por outro lado, se seu tráfego está diminuindo constantemente ao longo do tempo, você precisa tentar algo novo. Caso contrário, seu site provavelmente acabará sem tráfego.
Quando visto em geral, o tráfego da web não pode mostrar tanto. Ainda assim, é um bom lugar para começar e ver a saúde geral do seu site. Você pode dividir o tráfego do seu site em duas categorias para saber mais sobre seu site:
- Visitas únicas: Isso mostra como você é bom em atrair novos clientes em potencial. É importante criar um crescimento constante de visitantes únicos, porque esse é um dos indicadores mais claros de que você é eficaz em seu trabalho.
- Visitantes repetidos: esse número mostra o quão eficaz você é em reter seus visitantes. Se seus resultados mostrarem que você só tem visitantes repetidos, isso significa duas coisas; você é bom em reter seus visitantes, mas é ruim em encontrar novos. Isso significa que você só terá que trabalhar para encontrar novas maneiras de atrair novos visitantes.
O tráfego é essencial para o sucesso de um site ; sem ele, você não será capaz de conseguir nada. Ainda assim, mesmo grandes quantidades de tráfego não garantem nada. Significa apenas que você é bom em direcionar as pessoas ao seu site. Você precisa garantir que as pessoas certas cheguem ao seu site. Analisar sua fonte de tráfego ajudará você a garantir que o tráfego seja eficaz para seu site.
Fontes de tráfego da Web
Medir o tráfego da web significa entender quantos visitantes você está chegando até você, e conhecer as fontes de tráfego da web significa entender de onde vêm as pessoas que chegam ao seu site. Você também pode obter essas análises de sites por meio do Google Analytics.
Essa ferramenta não é apenas confiável, mas é muito fácil de usar e pode dividir as fontes de tráfego em diferentes categorias que podem ajudá-lo a entender melhor como seu site está operando e como você pode melhorar seus esforços de marketing para obter um site mais significativo visitantes.
Cada fonte de tráfego novo irá ajudá-lo a aprender mais sobre seu site e também sobre as estratégias de marketing que você usa para direcionar o tráfego . Muita gente está discutindo sobre qual tipo de tráfego é o melhor, mas a verdade é que todos podem ser bons.
Acho que é melhor contar com várias fontes de tráfego para que seu site não se torne uma cidade fantasma quando uma delas falhar. Trabalhe para melhorar todos eles o máximo que puder, mas concentre-se no que funciona melhor para você no momento e simplesmente se adapte ao seu tipo de negócio.
Pesquisa orgânica

Embora muitas pessoas pensem que o SEO não é tão importante quanto costumava ser, na verdade ainda carrega muito valor. O fato de as regras terem mudado tornou um pouco mais difícil para um site aumentar seus esforços de SEO.
Não há atalhos agora, mas isso não significa que SEO e tráfego orgânico tenham menos importância. Na verdade, ter um site bem classificado é uma das maneiras mais confiáveis de obter tráfego constante.
Ao ter uma visão do seu tráfego de pesquisa orgânica, você poderá obter uma imagem melhor de como seu site se classifica nas pesquisas. Apenas o Google Chrome tem cerca de 40 mil buscas por segundo e isso mostra que os motores de busca ainda são fontes de tráfego muito importantes.
Tráfego Social
O tráfego social mostra quantos visitantes do site você recebe dos canais de mídia social. Se você tem baixo tráfego social, suas atividades nas redes sociais não são eficazes. Você precisa engajar as pessoas, compartilhar conteúdo, comentar e criar uma presença forte.
É quando as pessoas estarão interessadas em clicar em um conteúdo que você compartilhou e visitar seu site. Essa é provavelmente uma das melhores maneiras de obter tráfego valioso, pois sua presença na mídia social pode facilmente representar seu site de maneira honesta.
Isso significa que as pessoas que você convencer a visitar seu site estarão genuinamente interessadas no que você tem a oferecer. Ainda assim, você deve escolher uma rede social adequada ao seu público-alvo , e aos produtos ou serviços que oferece. Não procure tráfego em lugares onde não há ninguém que possa estar procurando o que você tem a oferecer.
Tráfego Direto
Tráfego direto são aquelas pessoas que pesquisam diretamente seu site usando o navegador. Eles simplesmente digitam seu nome de domínio e chegam à sua página inicial. Embora as pessoas que não conhecem seu site nunca façam isso, as que se lembraram de você o farão.
É por isso que o tráfego direto é uma métrica que pode mostrar quantos clientes fiéis você tem. São os visitantes regulares que digitam nomes de domínio e vão diretamente para um site, não novos visitantes.
Tráfego de referência
Essa métrica informará quanto tráfego você direciona de diferentes sites. Isso inclui pessoas vendo suas postagens de convidados e depoimentos, mas você também pode simplesmente ter sido vinculado por outros sites. Se muitos sites fortes forem vinculados ao seu site, você terá uma classificação melhor e obterá mais tráfego de referência.

Isso significa que você realmente dependerá menos do tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa. Além disso, se muitas pessoas estão linkando para você, isso indica que você está se saindo bem na criação de conteúdo de qualidade e que outras pessoas o consideram um recurso valioso no qual pode confiar.
Tráfego de e-mail
Muitas empresas ainda usam e-mails para alcançar seus clientes e, na maioria dos casos, são organizações B2B. Se você também estiver usando o e-mail para entrar em contato com seus clientes em potencial e tentar engajar clientes em potencial, precisará medir o tráfego de e-mail.
Dependendo de qual objetivo você deseja alcançar com sua estratégia de e-mail, seu tráfego de e-mail pode ser maior ou menor. Se você não está criando e-mails personalizados e tentando convencer as pessoas a entrar no seu site e realizar ações, não espere muito tráfego desse canal.
Pesquisa paga
Muitos sites têm campanhas pagas que direcionam tráfego valioso para eles. Se você também estiver fazendo isso, poderá verificar o quão bem esta campanha está funcionando para você e quantos visitantes você adquiriu como resultado dela.
Na maioria dos casos, você obtém uma ferramenta que mostra todas as análises que podem ajudá-lo a acompanhar o desempenho, mas também é uma boa ideia verificar as métricas usando uma ferramenta objetiva, como o Google Analytics, apenas para ter certeza.
Taxa de rejeição

Essa é uma porcentagem de visitas ao site em que as pessoas visualizam apenas uma única página. Simplificando, ele informa qual porcentagem de seus visitantes deixam seu site depois de ver apenas uma página. A matemática aqui é bem simples, você quer que essa porcentagem seja a mais baixa possível.
Por quê? Se as pessoas visualizam várias páginas do seu site, significa que estão passando mais tempo lá, o que aumenta as chances de encontrarem algo interessante e realizarem uma ação enquanto permanecem no seu site.
Existem muitos fatores que podem levar a uma taxa de rejeição muito alta e você precisará determinar qual é e trabalhar para diminuir esse número. Alguns dos motivos que podem contribuir para uma alta taxa de rejeição incluem:
- Conteúdo irrelevante
- Otimização de site ruim
- Baixa usabilidade
- Apresentação ruim
- Design de site ruim
- Carregamento lento da página
Estas são apenas algumas das possíveis razões. Muitas pessoas assumem instantaneamente que isso tem algo a ver com desenvolvimento e design de sites, mas isso não precisa ser o caso. A natureza do seu site também pode contribuir para uma alta taxa de rejeição.
Por exemplo, se você tiver um site simples onde você direciona o tráfego apenas para que as pessoas possam obter informações de contato em uma única página, não se surpreenda se elas não quiserem explorar outras páginas. Simplificando, se o seu site não foi projetado para oferecer muitos conteúdos e páginas diferentes, você não pode esperar que as pessoas permaneçam por muito tempo.
Uma das piores razões para altas taxas de rejeição é que as pessoas que acessam seu site são enganadas a acreditar que ele tem algo relevante para elas. Por exemplo, se você tiver uma campanha de PPC configurada e estiver gerando muito tráfego, mas tiver altas taxas de rejeição, sua campanha será falsamente bem-sucedida, pois atrai pessoas que não veem relevância em seu site.
Isso é algo que você deve cuidar instantaneamente ou você estará apenas desperdiçando seu dinheiro. A mesma coisa se aplica ao otimizar o SEO para palavras-chave populares que podem direcionar muitas pesquisas para o seu site, mas não têm nenhuma correlação com o conteúdo do seu site. Isso significa que os visitantes sairão rapidamente do seu site.
Taxas de conversão
Essa métrica é um pouco geral, mas é uma das mais importantes, pois tem o potencial de mostrar o quão lucrativo é seu site. Significa muito e mesmo uma pequena modificação pode mudar as coisas drasticamente. Ele é mostrado em porcentagens e o número representa quantos visitantes do seu site se transformam em clientes.
Se a sua taxa de conversão for de 2% e for para 4% significa que você conseguiu dobrar a quantidade de visitantes que se transformam em vendas. Ainda assim, não pense que apenas as compras contam como conversões, pois muitas pessoas cometem esse erro apenas percebem que não fizeram tantas vendas quanto os números sugerem.
Isso ocorre porque as conversões incluem outras coisas, incluindo downloads, assistir a vídeos em seu site, envios de formulários, assinaturas de e-mail e assim por diante. O número total de conversões por mês pode dizer muito, mas suas taxas de conversão podem ajudá-lo a determinar o quão eficaz você é em incentivar seus visitantes a realizar as ações que você deseja.
É por isso que você precisa encontrar uma boa ferramenta que possa ajudá-lo a acompanhar sua taxa de conversão por períodos mais longos. Certifique-se de determinar primeiro quais são suas metas de conversão e depois acompanhá-las. Simplificando, quanto maior a sua taxa, melhor você está fazendo.
Essa é uma das primeiras análises que você deve fazer e sempre se esforçar para melhorá-la. Otimize seu site constantemente com o objetivo de aumentar as conversões. Tenha em mente que mesmo pequenas mudanças podem fazer uma enorme diferença e afetar muito seus resultados.
Call To Action – Taxa de cliques
Os botões de chamada para ação são ativos essenciais de todos os sites. Por meio deles você pode incentivar e direcionar os visitantes a realizar uma ação que pode beneficiá-los e a você também. Eles podem ser o primeiro passo que seus visitantes dão para se tornarem clientes fiéis e se envolverem com sua marca por um longo tempo.
Se você está tendo problemas para incentivar as pessoas a clicarem nos botões de CTA, é importante começar a fazer alterações o mais rápido possível para corrigir o problema e tentar aproximar as pessoas de se tornarem seus clientes.
Os botões de chamada para ação são ótimos para testes A/B de sites, onde você pode testar texto, tamanho, posicionamento e designs para ver o que faz as pessoas clicarem neles. Ainda assim, isso não significa que todas as ações que os visitantes fazem em seu site devem ser feitas por meio de seus botões de CTA, pois você deve ter vários canais pelos quais as pessoas podem se envolver com sua empresa.
Por outro lado, baixas taxas de cliques de call to action podem indicar problemas diferentes, como má reputação, falta de profissionalismo, falta de confiança e assim por diante. Se você tem muito tráfego, mas apenas uma pequena quantidade de visitantes está disposta a clicar em seus botões de CTA, você deve analisar outras análises para encontrar problemas correlacionados.
Conclusão
Essas são algumas das principais métricas que você precisa acompanhar, independentemente do tipo de site que você está executando. Você pode aprender coisas importantes sobre seu desempenho, onde precisa consertar as coisas e como organizar seu site no futuro. Sem análises e dados reais, você nunca poderá avançar e melhorar seus números. É por isso que todas as empresas sérias e profissionais de marketing acompanham as análises de seus sites.
Além disso, você deve saber que estamos apenas arranhando a superfície aqui e há muitas outras análises que podem ser relevantes para o desempenho do seu site e seus resultados gerais. Saiba mais e explore possibilidades e oportunidades adicionais para o seu site por meio de análises.