Dado o cenário de marketing digital em constante evolução e o fato de que novas marcas e sites continuam surgindo, pode ser bastante difícil se destacar no mundo online e fazer sua voz ser ouvida. O que o torna ainda mais desafiador são várias táticas de SEO que parecem estar mudando rapidamente. Não é incomum que muitas dessas táticas estejam obsoletas agora, independentemente do fato de que você as usou, digamos, no ano passado e que elas realmente funcionaram muito bem.
Tudo está mudando em um ritmo acelerado, então, se você quiser cortar o barulho da concorrência, você precisa manter-se atualizado. Além de atualizar sua estratégia de marketing e garantir que você transmita uma proposta de valor útil e atraente, você precisa otimizar continuamente seu site e garantir um tráfego valioso.
Existem muitas maneiras de otimizar seu site, mas uma das melhores e mais eficazes ainda continua criando um ótimo conteúdo. Eles não dizem que o conteúdo é rei para nada. Você pode estar cansado de ouvir isso, mas sua importância não pode ser enfatizada o suficiente. O conteúdo é o que vende e o que atrai as pessoas para você, mas leva tempo e esforço para que seja realmente eficaz.
Desde que você está lendo isso, você já deu o primeiro e mais importante passo para criar conteúdo atraente que irá melhorar seus resultados de SEO. Então aperte o cinto e junte-se ao passeio que o levará ao conteúdo perfeito, picos de tráfego e alta classificação de SEO.
Como criar conteúdo perfeito para melhorar seus resultados de SEO?
Determine seus objetivos
Antes de criar qualquer tipo de conteúdo, você precisa começar com seus objetivos finais, que lhe darão perspectiva e senso de propósito. Isso ajudará você a saber no que deve se concentrar para criar conteúdo que ressoe com seu público-alvo e faça com que ele se envolva com tudo o que você diz.
O que você quer alcançar com seu conteúdo? Você quer usar seu site para capturar mais leads de qualidade e aumentar suas vendas? Deseja aumentar seu tráfego para monetizar seu site por meio de anúncios? Você deseja obter mais assinantes de e-mail que você pode converter em clientes?
Você precisa pensar cuidadosamente em tudo o que deseja alcançar com seu conteúdo e definir claramente seus objetivos. Determinar seus objetivos finais lhe dará uma compreensão completa de como seu conteúdo deve ser e como você pode usá-lo para atrair seu público-alvo. Somente quando você conhecer seus objetivos você será capaz de dar os passos certos.
Além disso, você entenderá quais CTAs (calls to action) criar para o seu conteúdo, e eles são importantes para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Seus CTAs devem sempre ser criados com seus objetivos em mente, caso contrário, você pode não saber como obrigar seus leitores a realizarem as ações que você deseja.
Conheça seu público
Este é o passo mais crucial que você precisa dar para criar conteúdo de alta qualidade. Conhecer seu público-alvo e mergulhar em seus pontos problemáticos ajudará você a atender e satisfazer suas necessidades de maneira eficaz. Você precisa conhecer as pessoas que deseja atingir com seu conteúdo, para que possa entender exatamente o que elas esperam ganhar de você.
Você precisa saber exatamente quem eles são e quais são seus interesses e preferências, para que você possa ter certeza de fornecer valor real a eles. Quais são seus principais pontos de dor? Com o que eles podem estar lutando e que tipo de experiência você pode oferecer para adequá-los às suas necessidades? Que soluções podem ser implementadas para que suas vidas melhorem?
Depois de saber exatamente quem são seus clientes ideais ou visitantes do site e quais perguntas eles precisam responder, você saberá em que direção precisa ir para atender às necessidades deles e incentivá-los a voltar sempre que precisarem de sua experiência exclusiva.
Você pode aprender sobre seu público-alvo em vários canais e fóruns de mídia social, pois eles podem fornecer uma visão clara de seus personagens e tudo o que eles precisam e desejam de marcas em seu nicho. Você também pode realizar pesquisas e perguntar diretamente ao seu público-alvo sobre seus pontos problemáticos e as maneiras como eles gostariam que fossem abordados, pois realmente não há melhor maneira de conhecer alguém melhor do que simplesmente se comunicar com eles.
Uma das coisas mais importantes a serem lembradas ao criar seu conteúdo é que você deve sempre começar com seu público antes de entrar na pesquisa de palavras-chave. É aqui que muitos profissionais de marketing cometem um erro, pois fazem o contrário, o que os impede de desenvolver conteúdo que realmente ressoe com seu público.
Se você começar com a pesquisa de palavras-chave e basear sua estratégia de conteúdo em palavras-chave com o maior volume de pesquisa, poderá obter um aumento no tráfego, mas esse tráfego será o certo para atingir suas metas? Não muito. Você definitivamente aumentará o tráfego orgânico dessa maneira, mas a maioria desse tráfego pode não ser de pessoas com probabilidade de conversão, porque nem todas as necessidades do seu público-alvo podem ser efetivamente capturadas na pesquisa.
Portanto, concentre sua estratégia de conteúdo em seu público e, em seguida, passe a definir uma lista de palavras-chave que o ajudarão a criar conteúdo de SEO relevante e de qualidade que converta.
Faça um brainstorming de tópicos potenciais para o seu conteúdo
Este passo definitivamente não é obrigatório, mas pode ser bastante gratificante quando você pegar o jeito. Fazer um brainstorming de tópicos em potencial para seu conteúdo futuro e escrevê-los, juntamente com ideias de títulos e quaisquer outras notas que você possa achar úteis, pode ajudá-lo muito mais tarde, quando você mergulhar em todo o processo de criação de conteúdo.
Como você conhecerá seu público-alvo a essa altura, criar tópicos definitivamente não parecerá tão desafiador quanto antes. Você saberá exatamente com o que seu público se importa e no que eles estão genuinamente interessados, para que você possa pensar facilmente em vários tópicos que abordarão seus problemas e fornecerão as soluções certas para seus problemas.
Tudo isso pode parecer algo que você pode fazer facilmente quando se senta e começa a escrever seu conteúdo, mas você deve saber que as ideias nem sempre vêm tão facilmente. A inspiração nem sempre vem exatamente quando você precisa, então é sempre uma boa ideia manter uma lista de tópicos, manchetes e qualquer outra coisa que você pensar ao longo do caminho. Ter essa lista antes mesmo de começar a escrever seu conteúdo pode estimular sua criatividade quando você precisar.
Faça uma pesquisa de palavras-chave
Este é o momento em que você deve realizar sua pesquisa de palavras-chave , pois você já sabe tudo sobre seu público-alvo e tem uma lista dos tópicos de conteúdo sobre os quais escreverá. A implementação de palavras-chave adequadas em seu conteúdo ajudará seu público-alvo a encontrá-lo mais facilmente, pois essas palavras-chave são essencialmente os termos que eles estão digitando nos mecanismos de pesquisa para encontrar soluções para seus problemas.
Portanto, para que você possa ajudá-los a encontrá-lo, você deve descobrir os termos exatos que eles estão usando para encontrar produtos ou serviços em seu nicho, ou qualquer outra coisa relacionada aos tópicos que você planeja abordar em seu conteúdo. Quando você descobrir quais são esses termos, poderá implementá-los em cada conteúdo que escrever, direcionando assim seu público-alvo para seu site.
Como os mecanismos de pesquisa são realmente os responsáveis por direcionar as pessoas ao seu site, você também precisa tê-los na vanguarda da sua mente. Os bots do mecanismo de pesquisa rastreiam seu site para determinar do que se trata e se é relevante ou não para seu público-alvo, e as palavras-chave que você usa os ajudam a avaliar e classificar adequadamente seu site.
Portanto, realizar uma pesquisa de palavras-chave adequada é um passo essencial para criar conteúdo de qualidade e melhorar seus resultados de SEO. Existem muitas ferramentas que você pode usar para pesquisa de palavras-chave, mas algumas das melhores são definitivamente o Planejador de palavras-chave do Google.
Para usar esta ferramenta, você precisa primeiro criar uma conta no Google AdWords, depois disso usar o Planejador de palavras-chave é bastante simples, pois tudo o que você precisa fazer é digitar as palavras-chave relacionadas ao seu nicho e os tópicos que deseja abordar . A ferramenta mostrará o número médio de pesquisas mensais e o nível de concorrência para cada palavra-chave pesquisada, para que você saiba quais são as melhores para usar.
Você deve sempre optar por palavras-chave que tenham o menor volume de pesquisa, ou seja, a menor concorrência, pois esses são os termos que as pessoas pesquisam, mas não conseguem encontrar muito conteúdo relacionado a essas palavras-chave. Essas geralmente são palavras-chave de cauda longa (frases compostas por três ou quatro palavras), e é muito mais provável que seu público as procure, porque elas são altamente específicas e ajudam a encontrar rapidamente exatamente o que estão procurando.
Outras ferramentas que também são ótimas para pesquisa de palavras-chave são o Keyword Tool (excelente para pesquisa de palavras-chave por mecanismo de busca) e o Ubersuggest , para que você também possa conferir. A ferramenta de pesquisa de palavras-chave da SEMrush também é incrível, pois você pode avaliar a concorrência e a dificuldade de determinadas palavras-chave, ver o nível de popularidade delas e até mesmo ver se elas estão previstas ou não para crescer em popularidade, entre muitos outros recursos úteis que essa ferramenta pode fornecer você com.
Desenvolva um calendário editorial
Ter um calendário editorial ajudará você a criar e publicar seu conteúdo regularmente, pois servirá como um cronograma onde tudo relacionado ao seu conteúdo será perfeitamente delineado. Com este calendário, você não apenas saberá exatamente quando deve publicar um novo conteúdo, mas também saberá que tipo de conteúdo será.
É muito importante que você inclua todas as suas palavras-chave e tópicos relevantes em seu calendário editorial, para que você sempre tenha uma boa ideia do que suas peças de conteúdo devem incluir. Isso é crucial se você tiver outra pessoa (ou uma equipe inteira de redatores) criando seu conteúdo, pois eles saberão o que deve incluir para atrair o tipo certo de público.
A melhor e mais fácil ferramenta para criar um calendário editorial é definitivamente o Google Agenda , e você pode compartilhá-lo facilmente com todos os membros de sua equipe que precisam estar em todo o processo de criação e publicação de conteúdo.
Realizar pesquisa de conteúdo criativo
Este é o último passo antes de finalmente escrever seu conteúdo, e é muito importante que você não o pule. Você pode pensar que sabe tudo o que há para saber sobre certos tópicos (e você também pode saber), mas ler um pouco mais sobre isso certamente não faria mal, não é?
Você deve sempre realizar uma pesquisa de conteúdo criativo antes de escrever o conteúdo real, porque isso lhe dará uma visão de como certos tópicos que você deseja abordar já foram abordados. Mais importante, você obterá uma imagem do que realmente funcionou bem para outra pessoa, para que possa entender melhor o que fazer para atrair seu público-alvo e alcançar o mesmo nível de sucesso, se não mais alto.
Isso definitivamente não significa que você deve copiar alguém, já que você nunca deve fazer isso, mas simplesmente ver como seus concorrentes fizeram isso. O trabalho deles pode estimular sua criatividade e você pode ter muitas ideias incríveis. Mesmo que você não tenha uma ideia inovadora, pode se inspirar e pensar em uma ótima maneira de girar o conteúdo de outra pessoa e dar a ele um novo visual.
Não tenha medo de fazê-lo, mas certifique-se de escrever a partir de sua própria experiência e de seu ponto de vista único. Tome este mesmo post que você está lendo, por exemplo. Quantos posts sobre criação de conteúdo existem? Milhares. Portanto, isso não é algo inovador, mas escrevo com minha própria experiência em mente, e é exatamente isso que o torna único.
Crie conteúdo de alta qualidade
Aqui vem a parte divertida. Agora é a hora de sentar e mergulhar no processo de escrita, certificando-se de que todas as suas pesquisas anteriores realmente valem a pena. Você sabe o que seu público-alvo precisa e espera de você, tem uma lista de palavras-chave relevantes para um determinado tópico e tem uma ideia de como deseja que seu conteúdo seja no final.
Armado com todas essas informações, você pode criar facilmente conteúdo de alta qualidade que seus leitores acharão realmente relevante e útil. O que é muito importante é evitar muito jargão técnico, para que seus leitores possam realmente entender tudo o que você deseja transmitir. Certifique-se de realmente envolvê-los em seu conteúdo, para que eles possam ser compelidos a voltar novamente e, mais importante, tornarem-se fiéis à sua marca.
Você precisa encontrar uma voz de marca única que o diferencie de outras marcas em seu nicho, além de manter seu ângulo de conteúdo exclusivo ou inclinação de conteúdo, como muitos profissionais de marketing se referem a ele. Isso significa que você deve sempre combinar a experiência da sua marca com os principais pontos problemáticos do seu público-alvo, para que você possa fornecer valor real a eles.
Além disso, não subestime os títulos, porque eles são realmente o que vai obrigar seu público a clicar e ler o conteúdo. Portanto, certifique-se de que cada título seja único e atraente e, claro, que indique claramente quais benefícios seus leitores terão se mergulharem no conteúdo.
Se você cria um blog , precisa se certificar de atualizá-lo regularmente, porque não apenas atrairá continuamente um número maior de leitores, mas os mecanismos de pesquisa também o adorarão. Eles reconhecerão seus esforços e o recompensarão com uma classificação de SEO mais alta. É claro que sua classificação será aumentada apenas se seu conteúdo for relevante, útil, informativo e criar excelentes experiências de usuário, mas isso não será difícil de realizar se você seguir cuidadosamente todas as etapas mencionadas.
Promova seu conteúdo
A promoção de conteúdo é uma parte muito importante de toda estratégia de SEO porque, se você não promover seu conteúdo , não pode esperar que ele atraia um grande número de leitores, não é? Consequentemente, se você não atrair muitos leitores, seus resultados de SEO não serão tão positivos quanto você gostaria que fossem.
Portanto, certifique-se de promover cada conteúdo que você escreve em vários canais de mídia social, pois eles permitirão que você amplie significativamente seu alcance e construa uma marca forte e respeitável. Escusado será dizer que você deve compartilhar seu conteúdo nos canais onde seu público-alvo está, para que você não acabe perdendo muito tempo e esforço em redes onde a maioria das pessoas não estará realmente interessada no que você tem a dizer.
Além de compartilhar links para o conteúdo do seu site, você deve ser muito ativo nas redes sociais e se comunicar com seus seguidores diariamente. Incentive discussões, responda a comentários e mensagens, agradeça seus seguidores pelo feedback e leve sempre em consideração suas opiniões e sugestões, pois elas são sua maior fonte de melhoria.
Se você tem um blog, pense em guest blogging, pois também é um excelente método para direcionar mais tráfego para seu site e aumentar sua classificação de SEO. Além disso, usar o email para promover seu conteúdo pode ajudá-lo a aumentar significativamente o tráfego do seu site e, com isso, melhorar seus resultados de SEO, aumentando sua visibilidade online e fazendo com que ainda mais pessoas acessem seu site em busca de sua experiência única.
Meça os resultados
É importante observar que pode levar vários meses até que você veja qualquer resultado do seu novo conteúdo, mas é crucial que você avalie os resultados. Medir os resultados fornecerá uma visão clara do desempenho do seu conteúdo, para que você possa saber se ele está realmente ajudando ou não a atingir seus objetivos.
Se você não medir o desempenho do seu conteúdo regularmente, perderá muitas oportunidades de sucesso, porque relatórios e análises adequados mostrarão as áreas exatas em que você pode melhorar seu conteúdo. Lembre-se, sempre há espaço para melhorias, e mesmo a menor mudança pode levar a algo grande.
A melhor ferramenta que você pode usar para medir o sucesso do seu conteúdo é o Google Analytics. Você pode acompanhar o tráfego do seu site e ver de onde ele está vindo, medir suas conversões, ver se você está realmente alcançando ou não seus objetivos, para citar apenas alguns dos inúmeros recursos que essa ferramenta pode fornecer, portanto, certifique-se de Você usa isso.
Essas etapas são absolutamente essenciais quando se trata de criar conteúdo perfeito que seu público vai adorar e que acabará levando a uma alta classificação de SEO, portanto, certifique-se de segui-los. Não se esqueça de reavaliar sua estratégia de conteúdo de vez em quando, para ter certeza de que está no caminho certo para o sucesso, mas, novamente, essas dicas ajudarão você a sempre criar conteúdo atraente que levará sua marca a um nível totalmente novo.