Google Tag Manager: tornando o Analytics obsoleto será?

Embora um site seja crucial para o bem-estar geral de uma empresa, apenas ter um não é suficiente. Para ser levado a sério, seu site precisa atender ou superar as expectativas do setor e de seus clientes. Se você não criar seu site de acordo, sua empresa (e seu site) serão considerados desatualizados, e essa é uma maneira infalível de atrair seus clientes ou clientes em potencial para a concorrência.

Mas essa não é a única coisa que você deve ter em mente quando se trata de seus leads. Você também precisa ficar de olho nos padrões de comportamento deles enquanto estão em seu site. Estude-os e ajuste sua loja online aos desejos e necessidades deles, construindo um círculo de clientes fiéis que continua se espalhando.

No entanto, para que você possa investigar o comportamento dos visitantes do seu site, você precisa de instrumentos poderosos. Felizmente, o Google tem todas as ferramentas que você pode precisar. Mas antes de entrar nas minúcias, você precisa conhecer os instrumentos que tem à sua disposição e entender a diferença entre o Google Tag Manager (GTM) e o Google Analytics (GA).

A diferença entre GTM e GA

Ultimamente, tem havido muita conversa sobre se o Google Tag Manager está tornando o Google Analytics obsoleto e, naturalmente, todos que têm interesse em desenvolver seu site e aumentar sua funcionalidade estão pensando se devem usar uma ou ambas as ferramentas. Para que você possa tirar essa conclusão sozinho, você precisa entender a diferença entre eles.

Vamos começar com o Google Analytics. Com o GA, você pode aprender muito sobre os visitantes do seu site:

 

  • Você pode aprender sobre sua localização.
  • O GA mostrará quantas páginas do seu site um visitante fez check-out em uma visita.
  • Você poderá descobrir quais páginas são percebidas como mais populares.
  • Você também pode ver o número de visitantes que saíram do seu site sem realizar nenhum tipo de ação.

Estes são apenas os instrumentos mais populares que o GA tem para oferecer. O Analytics pode ajudar você a aprender muito sobre seus visitantes e a funcionalidade do seu site. Com os dados coletados, você perceberá que tipo de melhorias devem ser feitas em suas páginas e no que seu público está mais interessado. Naturalmente, isso aumentará o número de vendas.

No entanto, para poder usar o GA, primeiro você precisa implementar um código de acompanhamento do GA ou um snippet de código de acompanhamento do JavaScript do GA para cada uma das páginas que deseja acompanhar. Isso também é conhecido como “tag de marketing”. Após a implementação, sua tag de marketing será ativada toda vez que houver algum tipo de interação em seu site. Você poderá rastrear visualizações, taxas, intervalos de tempo que cada um de seus visitantes gasta em suas páginas e muito mais.

Se você deseja coletar informações mais precisas – acompanhando de perto suas vendas, por exemplo – você precisará iniciar um processo diferente. Para começar, você precisará entrar em contato com seu desenvolvedor e pedir para adicionar tags personalizadas às suas páginas. Ao fazer isso, você também receberá dados sobre compras específicas.

No entanto, um problema aparece se o seu site tiver muitas páginas – o que significa que seu desenvolvedor precisará gastar algum tempo adicionando tags separadas a cada botão que você deseja rastrear. E o que acontece quando você quer fazer ajustes no seu site? Nesse caso, seu desenvolvedor precisará revisar a codificação, para todas as alterações que você achar necessárias (e tags também). É isso que torna o GA impraticável.

É um equívoco comum pensar que o Google Tag Manager é um substituto para o GA – é apenas uma extensão e é gratuito. O que torna o GTM tão popular é sua simplicidade — você terá muito menos problemas para implementar o GTM do que as tags GA.

O problema com as tags GA é a codificação – elas são codificadas, o que as torna de alta manutenção. Sempre que você quiser atualizar seu site ou suas tags, você precisa consultar seu desenvolvedor. Com o GTM, você pode implementar o código de rastreamento do Google Analytics, eventos do Google Analytics, tags de remarketing, anúncios do Google e muito mais em seu site. Todas as ferramentas que o GTM fornece estão localizadas em um só lugar – sua conta do GTM. Ao contrário das tags GA, que estão espalhadas por todo o seu site, as tags GTM vêm de uma única fonte.

Outra coisa que torna o GTM interessante para as empresas é que eles também oferecem serviços de teste. Por exemplo, depois de implementar uma tag em um botão de compra, você pode ter certeza de que funciona testando-a.

Além disso, para alterar as tags do GTM, não é necessário ligar para o seu desenvolvedor e esperar até que ele cumpra suas tarefas. O tempo é essencial, não importa o seu nicho de negócios, que é algo que a equipe do GTM entende. Para alterar suas tags GTM, você só precisa gerenciá-las na sua conta.

Agora você entende o que torna o GTM uma ferramenta preferida quando se trata de tags. Nesse sentido, o GTM torna o GA obsoleto. No entanto, o Analytics fornece ferramentas para um uso diferente, portanto, ambas as ferramentas podem ter mérito – a escolha é inteiramente sua.

Como configurar o GTM

Configurar o Gerenciador de tags do Google é bastante simples. Primeiro, você precisa criar uma conta. Em segundo lugar, crie seu contêiner – a maioria das empresas usa um contêiner por site. Visite um cartão chamado “Páginas da Web”, clique no botão “Criar um contêiner”, adicione seu nome de domínio e nomeie-o (depois do seu site, por exemplo, para que não haja confusão se você estiver fazendo malabarismos com vários deles).

Depois de concluir essas etapas, uma janela com um código será exibida. Copie este código para o modelo do seu site para que todas as páginas recebam a mesma atualização de uma só vez. Isso é algo que seu desenvolvedor pode ajudar, mas você pode facilmente fazer isso sozinho. Dois códigos aparecerão – um deve ser copiado para o “head” da sua página e outro para o “body”.

Você pode acompanhar as inscrições de e-mail

Outra razão pela qual o GTM está dominando o mundo dos negócios é porque ele oferece opções para acompanhar as inscrições de e-mail. As ações a seguir devem envolver a adição do Google Analytics à sua conta e a configuração do código de acompanhamento e eventos.

  • Como configurar o código de acompanhamento do GA

Assim que chegar ao seu Workspace, você verá o botão “Add a New Tag”. Depois de adicionar uma nova tag, o GTM solicitará que você a nomeie – certifique-se de mantê-la simples para evitar confusão desnecessária. Após adicioná-lo, você verá uma lista de ferramentas na configuração de tags:

  • Universal Analytics
  • Google Analytics clássico
  • Google Ads Conversion Traking
  • Google Ads Remarketing
  • DoubleClick Floodlight Counter (contador)
  • DoubleClick Floodlight Sales(vendas)
  • Google Optimize
  • Google Surveys Websites Satisfaction

Primeiro, você deve definir seu tipo de faixa como visualização de página, se ainda não estiver por padrão. Na página da sua propriedade, você poderá encontrar seu ID exclusivo, que precisa ser copiado para o ID de rastreamento. A única coisa que resta para você decidir é em quantas páginas você deseja que a tag esteja ativa – e é isso.

  • Como configurar eventos do GA

A GA Events notificará você sempre que um visitante do seu site enviar um formulário. Para configurá-lo, abra a janela do Gerenciador de tags e abra a guia Variáveis. Depois de clicar no botão Configurar, você deve marcar a caixa ID do formulário.

Para chegar a Eventos, visite Tags e clique no botão Universal Analytics. Você precisará nomear esse processo e sugiro algo tão simples como “Inscrições de e-mail”. Em seguida, você precisará copiar seu ID de rastreamento para a caixa “Inscrições de e-mail”. Agora você poderá acessar a guia Eventos.

Embora existam quatro recursos na guia Eventos – Rótulo, Categoria, Valor e Ação – você precisará de apenas dois neste caso: Categoria e Ação. Depois de preencher essas duas caixas e nomeá-las como “E-mail” e “Inscrições”, por exemplo, você precisará adicionar um Acionador.

Na seção Acionador, você terá as seguintes opções – na categoria “Outros”, encontre a opção “Envio de formulário” e clique nela.

Para que esse processo seja bem-sucedido, você precisará fornecer instruções precisas para sua tag. Começaremos marcando duas caixas na seção Acionador:

Aguarde Tags,
Verifique a validação.
Agora você precisa acessar o HTML em suas páginas que contêm envios de formulários e encontrar o ID. Você pode querer consultar seu desenvolvedor aqui, pelo menos desta vez, para saber exatamente o que está procurando.

Em seguida, basta copiar esse código de identificação para sua guia Trigger; agora você receberá notificações sempre que um visitante se inscrever em seu site.

Agora você poderá coletar endereços para manter atualizados sobre sua empresa aqueles que preencheram o formulário.

Atualizações do GTM que você deve conhecer

As atualizações do Gerenciamento de tags do Google oferecem várias opções interessantes das quais sua empresa pode se beneficiar.

Rastreamento de rolagem

Os pergaminhos infinitos são uma grande tendência que influenciou não apenas a criação de sites, mas também as plataformas sociais. No entanto, ao contrário das plataformas sociais nas quais qualquer atividade é bastante óbvia, era impossível para os proprietários de sites acompanhar como seus visitantes se comportam durante a rolagem – até agora.

Com o GTM, você pode ver claramente o processo de rolagem em seu site e estabelecer um padrão. Cada pausa que eles fizerem ao navegar pelo seu site ficará visível e você poderá determinar quais partes de seus sites são as mais populares em sua página de rolagem infinita, que é mais comumente uma página de destino.

Ouvinte de visibilidade

Semelhante ao rastreamento de rolagem, o Visibility Listener ajuda você a ver não apenas como seus visitantes estão se comportando em seu site, mas também em outras páginas. Por exemplo, você poderá ver a linha do tempo dos eventos pelos quais um de seus clientes passou para fazer uma compra.

Além disso, você também poderá detectar possíveis falhas ou erros à medida que ocorrem. Se houver um problema, o GTM o notificará e você poderá corrigi-lo imediatamente.

Acionador do YouTube

Os vídeos são uma parte essencial de qualquer site. Se você deseja manter seus visitantes envolvidos o maior tempo possível, você precisa entretê-los e informá-los ao mesmo tempo.

Os vídeos estão em alta – e é por isso que você deve implementá-los em seu site. No entanto, você também precisa acompanhar como os visitantes respondem a eles.

Com o Acionador do YouTube, você poderá ver quanto tempo um visitante assistiu ao seu vídeo e em que ponto ele o pausou ou parou. Com essas informações, você saberá quais melhorias são necessárias para criar vídeos que seu público achará divertido.

Atualizações do GA que você deve conhecer

Tanto o GTM quanto o GA são ferramentas necessárias no arsenal de um proprietário de site de negócios. Ao usar os dois, você poderá acompanhar o comportamento do seu público e entender o que eles precisam e desejam. Portanto, você também deve saber uma coisa ou duas sobre as atualizações do Google Analytics.

Inteligência GA

Esse é um recurso interessante do Analytics: o Google convida seus usuários a perguntar a sua equipe sobre sua opinião profissional sobre os planos que fazem e seus envolvimentos. Por meio do Google Analytics Intelligence, sua conta receberá informações sobre os lados negativos e positivos do seu plano. Esse tipo de insight proveniente da equipe Google pode ajudá-lo no desenvolvimento de estratégias em diferentes áreas.

Integração Salesforce

Se você tiver alguma dúvida sobre suas transações, vendas ou publicidade, consulte o Salesforce Integration. Ele fornece dados coletados de diferentes fontes que você pode e deve aproveitar.

Tarefas personalizadas

Embora o uso de tags no GTM seja simples, a comunicação com objetos rastreadores é complicada – a menos que você use Tarefas personalizadas. Este é apenas mais um exemplo de como GA e GTM funcionam melhor quando unidos.

Então

O Google Analytics e o Google Tag Manager se completam. Você deve usar o GA para rastrear o comportamento básico dos visitantes do seu site e como uma fonte de informações altamente valiosa, pois contém dados coletados de vários recursos.

Para um rastreamento preciso do comportamento de seus visitantes com o objetivo de conhecer seu público-alvo e aprender sobre sua resposta ao conteúdo do seu site, você deve recorrer ao GTM. Naturalmente, levará um pouco de tempo para você aprender sobre todos os seus recursos, mas cada um é bastante útil.

Trate o GA como se fosse sua sede e seu GTM como se fosse sua equipe de campo – ambos são bastante necessários para que sua empresa e seu site funcionem sem problemas.

 

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