Ser vendedor é uma forma de arte. Muitos líderes empresariais acham que criar produtos e se colocar no mapa é o suficiente, mas é aí que seu trabalho realmente começa. Sua oferta precisa ser de alta qualidade e você precisa satisfazer a demanda do mercado, mas é exatamente isso que sua concorrência oferece também.
Então, como você se destaca e faz com que seus leads selecionem sua marca em vez de seu concorrente? A resposta aqui é bastante simples – você precisa mergulhar completamente no que faz. Se seu público-alvo perceber que você é apaixonado pelo que faz, eles refletirão seu comportamento e se tornarão apaixonados por sua marca.
Portanto, você precisa se tornar um artista. Há muito tempo, quando não havia internet, os vendedores conheciam seu ofício e o quão importante era ser sutil. O mesmo vale para as mídias sociais – você precisa aprender a abordar seu público-alvo sem forçá-lo a fazer uma compra.
Seja Ativo e Responsivo
Para você conseguir deixar essa impressão, primeiro cuide bem da sua marca nas redes sociais. Essas plataformas mostram muito mais do que você pensa; tudo o que seus leads querem descobrir está lá – e eles não precisarão de mais de um minuto para fazer isso.
A primeira coisa que você precisa fazer para atrair seus leads é ser ativo. Marcas que postam regularmente são consideradas legítimas. As páginas de negócios no Facebook são numerosas; a maioria deles acha que compartilhar um post de vez em quando é suficiente. Os administradores dessas páginas também acham que uma postagem de qualidade atrairá muita atenção na forma de curtidas, compartilhamentos, corações, retuítes etc. Na verdade, é o oposto.
Se você pesquisar marcas que agora são titãs em seus campos, descobrirá que elas investiram um trabalho sério de longo prazo em seus perfis sociais. Portanto, não espere se tornar popular da noite para o dia.
Em segundo lugar, você precisa estar atento aos seus seguidores. Realmente não adianta ter contas nas redes sociais se você demorar dias para responder uma mensagem ou um comentário, porque é exatamente isso que vai afastar as pessoas da sua marca. Se você deseja lançar sua marca em plataformas sociais, certifique-se de ter mão de obra suficiente para lidar com o tráfego de entrada.
Crie conteúdo que combine com a plataforma

Você deve saber que há uma diferença entre lidar com suas contas de mídia social rapidamente e lidar com elas adequadamente. Nem é difícil – se você realmente quer que seu público responda, você deve aprender as diferenças entre as plataformas sociais para poder usá-las corretamente.
Você também precisa entender que lidar com um perfil pessoal de mídia social é diferente de lidar com uma página comercial. No entanto, não é difícil compreender as nuances entre os dois.
Na verdade, você nem precisa mudar seu tom – você deve se dirigir ao seu público de maneira amigável e acolhedora. O que precisa ser diferente é o seu conteúdo.
Para que suas contas possam converter leads, você precisa tratá-los de maneira diferente – a mesma postagem não funcionará no Facebook e no Instagram. Atualmente, o Facebook tem tudo a ver com vídeos, enquanto os usuários do Instagram geralmente não têm paciência suficiente para assistir a longas filmagens – eles precisam de conteúdo que transfira informações rapidamente, assim como as pessoas no Snapchat.
No entanto, você pode enviar a mesma mensagem em diferentes plataformas – você só precisa compor com mente.
Seu conteúdo não deve ser apenas relacionado a links
Agora precisamos transferir os holofotes para a diversidade. Com tantos anúncios e comerciais online, os usuários estão cansados de serem forçados a comprar coisas. Coloque-se no lugar deles – é provável que você não compre algo só porque um vendedor está lhe dizendo para fazer isso; pelo contrário, você sentiria repulsa por essa abordagem.
A arte da venda entra em jogo aqui; seu trabalho é explicar ao seu público por que eles precisam e por que querem seus produtos. Em vez de escrever um post que contenha links para sua nova linha de produtos, você deve postar guias, tutoriais ou receitas que o contenham.
É simples – uma pessoa que vê uma foto de uma deliciosa pizza e uma garrafa de Coca-Cola ao lado vai desejar as duas, não apenas uma. Seu objetivo aqui é criar uma cultura de marca, assim como a Coca-Cola fez.
Você sabia que a Coca-Cola é responsável pela aparência atual do Papai Noel ? Antes de criarem o Papai Noel de vermelho, como todos o conhecemos e o amamos agora, ele estava vestindo uma roupa verde. Agora, ele e o selo da Coca-Cola combinam bastante.
A Coca-Cola e sua empresa podem não ter os mesmos fundos de publicidade, mas não use isso como desculpa. Ao fazer estratégias de publicidade, você deve ter em mente o quadro geral e fazer planos de longo prazo.
Acompanhe suas postagens
Criar e publicar uma campanha de mídia social é uma coisa, mas você também precisa estar ciente de seus erros. Antes de lançar conteúdo publicitário, você deve ser capaz de prever como seu público responderá a ele – novas marcas precisam ter muito cuidado com sua reputação porque as mídias sociais podem ser impiedosas. Você não quer ser uma daquelas empresas que se tornaram populares por causa de um erro fundamental em seu marketing.
Embora as chances de grandes erros sejam mínimas, você ainda deve ter isso em mente, especialmente se sua campanha for baseada em controvérsia. Fique de olho em como seus anúncios estão sendo recebidos.
Esse é um aspecto – o outro envolve análise. As plataformas sociais contêm várias ferramentas de análise que fornecerão informações precisas sobre suas postagens. Esses instrumentos mostrarão qual tipo de conteúdo seu público gosta e quais postagens estão sendo completamente ignoradas.
Esse conhecimento permitirá que você direcione suas estratégias futuras do seu jeito – as estatísticas mostrarão o que seu público-alvo gosta.
Segmente seu público

Os interesses do seu público-alvo são vitais. Tudo o que você faz – a aparência de sua embalagem, cores de sua marca, nomes de seus produtos – precisa corresponder às necessidades deles .
No entanto, o perfil do seu público deve ter precedido a fabricação de seus produtos – é provável que sua empresa possua informações detalhadas sobre o que seu público-alvo precisa. Esses são os dados que você deve usar ao segmentar seus leads.
Cada plataforma social contém dados demográficos — uma lista de interesses, características, localização geográfica, etc. Quanto mais preciso você for ao verificar diferentes caixas demográficas, maiores serão suas chances de realmente alcançar seus leads.
Alcance os influenciadores
As pessoas que estão interessadas em sua linha de negócios também estão curiosas sobre o topo da indústria – os influenciadores. As empresas que realizam campanhas de mídia social bem-sucedidas estão em estreita relação com nomes importantes em seu nicho.
Você deve seguir o exemplo deles. A maioria dos líderes empresariais inexperientes hesita em entrar em contato com influenciadores por vários motivos – a desculpa mais comum é que eles acreditam que serão ignorados.
Mesmo que isso aconteça, você não perderá nada – portanto, enviar uma mensagem não o prejudicará de forma alguma. No entanto, você precisa ter certeza de que sua proposta vale a pena ser considerada. Por esse motivo, você deve tratar os influenciadores como profissionais de marketing – se você quiser que eles estejam dispostos a anunciar sua marca e recomendá-la publicamente, você precisa fazer valer a pena.
Existem várias maneiras de fazer isso, mas você precisa escolher uma que melhor se adapte à plataforma social que deseja atacar. Então, se você estiver no Instagram, é lógico propor o envio de um produto gratuito para um influenciador. Se sua marca está envolvida na venda de roupas e maquiagem, essa colaboração certamente será um sucesso.
Por outro lado, o Facebook está repleto de guias e tutoriais – se você está no ramo de software, deve entrar em contato com um nome VIP nesta plataforma e oferecer uma avaliação gratuita. O mesmo vale para o LinkedIn – considerando que é uma plataforma de negócios onde se fala muito sobre software e ferramentas úteis, este é o lugar para as empresas de tecnologia.
Você terá que ser um pouco mais sutil quando se trata de Twitter e Snapchat. O Snapchat é sobre conteúdo temporário, então, para ser notado lá, você precisará de informações que chamem a atenção. É semelhante com o Twitter – para chamar a atenção aqui, você deve compartilhar notícias relevantes.
Pense Poucos Passos à Frente
A maioria das empresas muitas vezes chega a esse ponto – elas desenvolvem uma ótima estratégia e se colocam no mapa das redes sociais – mas é aí que elas param. Se você quer que seus leads sejam convertidos em clientes fiéis, você precisa planejar.
Sua equipe precisa ser capaz de lidar com o tráfego de entrada. Caso contrário, atrair atenção e fazer com que seus leads se interessem é inútil – eles visitarão seu site e encontrarão problemas.
Ao ver a primeira falha, na forma de buffer, por exemplo, você pode ter certeza de que seus leads deixarão seu site com uma impressão negativa e nunca mais voltarão.
A primeira precaução que você precisa tomar é dar aos seus visitantes uma maneira simples de fazer o login. Considerando que eles são direcionados para sua página a partir de uma determinada plataforma social, esse é o caminho a seguir – fazer login no Facebook é uma opção bastante comum, então você deve usar isso a seu favor.
Quanto mais simples for o processo de compra, mais conversões você terá.
Use recursos de mídia social

Você deve aprender o que a mídia social pode oferecer a você – esta não é apenas uma via de mão única. Claro, eles fornecem muitos instrumentos que ajudam você a construir seu público e torná-los interessados em sua marca, mas você pode e deve procurar mais.
As redes sociais contêm muitas informações sobre seus leads que você precisa – naturalmente, sem invadir a privacidade deles além dos limites que eles definiram anteriormente. Primeiro, você deve perceber que tipo de oportunidade você recebe quando se trata de e-mails.
Qualquer que seja a plataforma social em que você esteja, você deve saber que cada usuário publicou seu endereço de e-mail. A maioria deles verifica a resposta afirmativa quando uma janela pop-up pergunta se ela pode ser usada para melhorar a qualidade de serviços específicos nos quais estão interessados.
No entanto, reunir uma extensa lista de endereços de e-mail é apenas a primeira parte do processo. Assim como acontece com anúncios e comerciais em plataformas sociais, as pessoas ficam incomodadas com e-mails que contêm uma lista sem graça de produtos.
Mais uma vez, em vez de forçar seus leads a fazer uma compra, você deve deixar seu artista de vendas interno fazer sua mágica e lembrar seus correspondentes por que eles precisam de seus serviços. Essa não é apenas uma ótima maneira de gerar leads, mas também de acordar seus clientes inativos.
Personalize e-mails com base em interesses
Se você quiser ir mais longe aqui, deve reunir mais do que endereços de e-mail de plataformas sociais; informações altamente personalizadas também estão disponíveis — mais uma vez, somente se isso for permitido anteriormente por indivíduos.
Há uma grande diferença em enviar um e-mail genérico com conteúdo do seu blog e criar um e-mail personalizado que também contenha conteúdo ajustado aos interesses de um determinado lead. Isso melhora significativamente suas chances de obter mais conversões.
Compartilhe conteúdo de incentivo
Além de usar a mídia social para compartilhar postagens sutis que mostram sua oferta, você também deve prestar atenção a outro recurso importante de conteúdo – incentivos. Tenha em mente que seu público adora ter uma voz – eles querem ter uma palavra a dizer no desenvolvimento de sua marca.
Isso não apenas fará com que eles se sintam importantes, mas permitir que participem do desenvolvimento de seus produtos também criará fidelidade à marca.
Portanto, não hesite em fazer perguntas e usar enquetes, questionários e pesquisas em suas postagens. Isso deixará uma impressão positiva em seu público-alvo e terá um efeito a longo prazo.
Baseie suas estratégias em análises
Já mencionamos como é importante acompanhar suas postagens e usar as ferramentas analíticas das plataformas sociais. No entanto, você também deve realizar uma pesquisa completa após o término da campanha.
Isso não é nada complicado se você arquivar continuamente os dados encontrados durante a própria campanha. Tudo o que você aprender sobre o conteúdo que postou, o positivo e o negativo, deve ser armazenado adequadamente. Quando chegar ao estágio final e quando sua temporada de publicidade terminar, você deve criar uma visão geral detalhada.
Esse tipo de informação valiosa para sua empresa. Com base em sua pesquisa, você poderá desenvolver campanhas eficazes que falarão com seu público. Além disso, você saberá exatamente em que direção deve expandir seus negócios.
Este é um guia extenso, e você pode ter a impressão de que as redes sociais são ciência do foguete. No entanto, uma vez que você começar a aplicar esse conhecimento, você verá a simplicidade das mídias sociais – cada plataforma é adaptada para atender seus usuários – empresas incluídas – e todas as ferramentas que eles têm a oferecer são fáceis de encontrar e ainda mais fáceis de usar. A prática leva à perfeição.
Mais uma coisa – você não deve ter medo de cometer erros. Naturalmente, você deve fazer o possível para evitá-los, mas o que fará de você um profissional de marketing nas redes sociais é sua capacidade de controlar os danos. Portanto, crie conteúdo de qualidade, fique de olho em como seus leads respondem e você poderá aumentar suas conversões rapidamente.