Um dos maiores problemas que os profissionais de marketing de conteúdo enfrentam todos os dias é como transmitir sua mensagem e garantir que cada conteúdo que eles fornecem seja de alta qualidade e relevante para seu público-alvo. Eles querem ter certeza de que seu conteúdo é original e único, especialmente quando estão abordando tópicos que já foram abordados centenas de vezes.
Escrever sobre tópicos comuns pode ser um desafio, porque você deseja fornecer algo novo que ninguém mais tem. Você quer que seus leitores estejam genuinamente interessados no que você tem a dizer e não apenas para ler todo o seu conteúdo, mas também para voltar para conferir o que mais você tem reservado para eles.
No entanto, para transmitir a mensagem certa, você precisa pensar no seu público-alvo e escrever sobre o que ele quer ouvir. Você precisa conhecê-los para poder adaptar seu conteúdo às necessidades deles. Quanto mais você aprender e ajustar seu conteúdo a eles, mais provável será que você comunique sua mensagem de forma eficaz.
Com isso em mente, dê uma olhada nas seguintes dicas e truques de escrita que os escritores profissionais aplicam, pois eles ajudarão você a criar conteúdo de alta qualidade de forma consistente e manter seus leitores interessados e empolgados com o que você tem a dizer.
Confira 12 dicas de redação para ajudá-lo a transmitir sua mensagem sem ser obsoleto
Faça pesquisas o tempo todo

Quando digo que você deve pesquisar “o tempo todo”, certamente não quero dizer que pesquisar deve ser tudo o que você faz enquanto não está escrevendo. Quando você está verificando seus blogs e sites favoritos, ou mesmo quando está percorrendo seu feed de notícias no Facebook ou em outras redes de mídia social, certamente encontra alguns artigos interessantes abordando tópicos sobre os quais deseja escrever. Isso também é pesquisa.
Enquanto estiver fazendo esse tipo de “pesquisa”, salve as URLs desses recursos para usar como materiais de referência e faça uma lista dos tópicos que achar relevantes e interessantes e anote todas as ideias que vierem à mente. Dessa forma, você nunca ficará sem ideias e poderá publicar conteúdo novo de forma consistente .
Anotar tudo assim que surgir na sua cabeça melhorará significativamente a qualidade do seu conteúdo, porque você terá mais tempo para criar sua cópia mais tarde e se concentrar completamente na mensagem que deseja comunicar.
A pesquisa regular também é crucial porque as tendências mudam e, com elas, as necessidades e preferências das pessoas. Para atender às necessidades de seus leitores, você deve seguir as tendências.
Encontre sua voz de escrita única
Sua voz de escrita é muito importante, pois diferencia você de todos os outros escritores do seu nicho. Quer você escreva romances ou escreva conteúdo para seu blog, você precisa encontrar seu próprio estilo e voz de escrita que fale seu nome e faça com que as pessoas o reconheçam instantaneamente.
A chave é escrever como você fala. Imagine-se conversando com seu melhor amigo sobre algo que você conhece e comece a escrever como se vocês dois estivessem realmente conversando cara a cara. É exatamente quando sua voz virá à tona e será verdadeiramente ouvida.
Algo que pode ajudá-lo significativamente a encontrar sua voz de escrita é focar nos escritores e blogueiros que você gosta. Examine-os e pense sobre o que exatamente o leva a eles e faz você querer ler o que eles escrevem. Pense em por que eles o inspiram e como eles conseguem intrigá-lo. Mergulhe de verdade nas formas como eles escrevem, porque você certamente vai se inspirar.
Por que isso é tão importante? Porque quando você se concentra no trabalho daqueles que você realmente admira, você acabará começando a pensar um pouco como eles, pois, afinal, você realmente deseja ser como eles, certo? Você não deve copiá-los, mas simplesmente estudar seus estilos para desenvolver o seu próprio.
Uma das grandes práticas também é voltar a alguns de seus escritos anteriores e lê-los novamente. Eles soam como você? Eles soam como algo que você gostaria de ler? Você está realmente satisfeito com eles? Se não, então você deve mudar sua voz.
Sempre tenha um ângulo único para cobrir os tópicos
Isso também é muito importante ao tentar passar sua mensagem. Ter um ângulo único fará com que você se destaque de outros escritores em seu nicho, então você sempre deve ter tempo para encontrá-lo.
Definitivamente, nem sempre é fácil fazê-lo, especialmente quando você quer escrever sobre um tópico que já foi abordado muitas vezes. Também pode haver alguns tópicos de tendências que você deseja abordar, seja porque você tem muito a dizer sobre eles e deseja mostrar que segue as tendências ou porque acha que eles trariam um aumento no tráfego.
No entanto, você tem algo novo a dizer sobre esses tópicos? Você pode fazer um novo ponto que outros escritores estão perdendo? Se você pode tornar seu conteúdo inovador e mostrar uma perspectiva completamente nova sobre as coisas, então vá em frente. Se você não conseguir encontrar um ângulo único para cobrir um tópico específico, definitivamente deve encontrar outro tópico para escrever.
Escreva sobre One Point Only
Você deve sempre escrever sobre apenas um ponto, uma ideia principal, em vez de cobrir vários, não importa o quão relacionados um ao outro. Se você está escrevendo sobre mais de um ponto, o que você vai conseguir é confundir seus leitores ou, pior ainda, fazê-los clicar de volta e sair antes que eles realmente leiam todo o seu conteúdo.
Além disso, escrever sobre duas ou mais ideias importantes representa um problema para o título do seu conteúdo. Como você tornará o título intrigante e atraente se precisar mencionar vários pontos nele? Por outro lado, se você excluir todos os pontos abordados em seu conteúdo, seus leitores não saberão o que esperar desde o início.
Portanto, para eliminar toda a confusão e problemas potenciais, certifique-se de sempre abordar apenas um ponto. Seguir essa regra impedirá que você faça ziguezagues e faça com que seu conteúdo pareça confuso e desorganizado. Isso fará de você um profissional e o diferenciará de muitos redatores de conteúdo que se concentram na quantidade em vez da qualidade, o que é um problema importante que pode fazer ou quebrar seu conteúdo.
Certifique-se de que seus títulos sejam intrigantes

Ao escrever seus títulos, você deve gastar tanto tempo aperfeiçoando-os e tornando-os perfeitos quanto gasta escrevendo seu conteúdo. Por quê? Porque seus títulos são exatamente o que fará as pessoas quererem clicar e descobrir o que você tem a dizer.
Se você não tornar seus títulos cativantes e atraentes, as pessoas simplesmente continuarão rolando até encontrar algo que realmente as intrigue e chame sua atenção. Portanto, tente capturar a atenção deles com títulos incríveis que se conectarão instantaneamente com eles e os farão pensar que o conteúdo a seguir realmente ressoará com eles e não os fará se arrepender de ter clicado. Claro, não é preciso dizer que você deve cumprir essa promessa.
Os melhores tipos de títulos incluem palavras como “por que”, “como”, “como fazer”, “melhor” e “principal”, e incluir números em seus títulos também é uma ótima prática, pois esses títulos mostram que o conteúdo inclui uma lista de algo interessante ou útil.
Atraia seus leitores com a primeira frase
Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira impressão. Na maioria das vezes, as primeiras impressões são impressões duradouras, porque você raramente tem uma segunda chance de mudar as coisas e torná-las melhores. Por causa disso, você precisa ter certeza de que sua primeira frase é tão atraente e convidativa quanto possível.
Se você conseguiu atrair a atenção de alguém com seu título e fazê-los clicar, então é sua primeira frase que é responsável por prender essa atenção e mantê-los interessados. Você não tem mais do que alguns segundos para atrair seus leitores e fazê-los querer ficar e ler, então certifique-se de pensar bem sobre isso.
A chave é nunca enganar seus leitores, mas guiá-los lentamente em direção ao seu ponto principal. Por exemplo, se você quiser escrever sobre alguns erros comuns que os profissionais de marketing online tendem a cometer, você pode começar afirmando que é crucial que os profissionais de marketing online evitem cometer alguns erros caros e, mais importante, aprendam com eles.
Como isso capturaria a atenção de seus leitores e os faria querer ficar? Eles começariam a se questionar, pensando se estão ou não cometendo alguns erros dos quais não estão cientes, então ficariam curiosos para descobrir quais são esses erros específicos.
Torne suas apresentações atraentes
Suas apresentações devem ser sempre o mais convincentes possível. Assim como a primeira frase é importante para prender a atenção de seus leitores, também é uma introdução que levará seus leitores ao ponto principal que você deseja abordar.
Se você planeja criar um pequeno conteúdo, um ou dois parágrafos devem ser suficientes para uma boa introdução. Se você quiser escrever um conteúdo um pouco mais longo, sinta-se à vontade para estender um pouco sua introdução, chegando a atingir cerca de 500 palavras.
No entanto, se você demorar tanto, certifique-se de permanecer no ponto. Você deve sempre se concentrar na qualidade sobre a quantidade , portanto, se sentir a necessidade de escrever uma introdução mais longa, certifique-se de que ela represente uma provocação perfeita para as informações que se seguem.
Para tornar suas apresentações realmente irresistíveis, você pode incluir alguns fatos menos conhecidos ou estatísticas interessantes relacionadas ao seu tópico, fornecer algumas informações que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar, abordar algumas notícias de última hora relevantes para o seu ponto principal ou até mesmo contar a um história convincente que instantaneamente prende seus leitores e os deixa curiosos sobre o que se segue.
Sempre fale a verdade
Quando você lê um conteúdo que não parece muito preciso, você continua lendo ou passa para algum outro recurso mais confiável? Claro que você para de ler. Isso é exatamente o que seus leitores farão se você não fornecer a eles fatos precisos e informações que na verdade não estiquem a verdade.
As pessoas não querem perder tempo lendo algo que você escreveu se não puderem confiar em você. É exatamente por isso que é absolutamente crucial que você pesquise minuciosamente cada tópico antes de se sentar para escrever sobre ele. Somente quando você pesquisá-los completamente, você poderá fornecer informações precisas que o transformarão em um recurso confiável.
Mas, como seus leitores saberão que as informações que você fornece são precisas? Ao ver que você fez backup. Sempre que você fornecer alguns dados estatísticos, certifique-se de vincular à fonte relevante. O mesmo vale para fornecer referências ou citações de alguém. No entanto, certifique-se de avaliar cuidadosamente suas fontes primeiro.
Além disso, evite o hype. Na maioria das vezes, parece uma tática ruim para manipular as pessoas, então, se você se encontrar inconscientemente (ou não) aplicando essa tática, diminua um pouco e crie conteúdo que forneça aos seus leitores um valor real.
Escreva de forma clara e concisa

Não importa o tópico sobre o qual você escreve, sua escrita deve ser sempre clara e concisa. Escrever dessa maneira é exatamente o que o ajudará a transmitir sua mensagem, porque as pessoas a entenderão muito mais facilmente. Isso é especialmente importante quando você está cobrindo tópicos complexos, porque escrever com clareza é exatamente o que ajudará as pessoas a não vê-los como complexos e compreender verdadeiramente tudo o que você está tentando explicar.
Escrever de forma concisa e não usar termos excessivamente técnicos também é o que tornará seu conteúdo mais legível. Não escreva como se você estivesse competindo por algum tipo de prêmio (mesmo que você esteja), porque não apenas você pode confundir seus leitores, que esperam obter informações úteis rapidamente, mas também é quando um bloqueio de escritor pode surgir. em jogo, e você certamente não quer que isso aconteça.
Em vez disso, atenha-se a frases curtas e divida seu conteúdo em parágrafos curtos, pois você o tornará não apenas mais visualmente atraente, mas também muito mais fácil para seus leitores entenderem tudo o que você diz. Mantenha-o simples e você pode ter certeza de que sempre acertará no alvo.
Faça resumos tão atraentes quanto suas apresentações
Seus resumos são tão importantes quanto suas apresentações. Você nunca deve parar de se esforçar quando terminar de explicar seu ponto principal, porque um resumo é o ponto em que você tem a oportunidade de manter seus leitores querendo mais. Você tem a oportunidade de fazê-los querer voltar novamente e ver o que mais você tem a dizer.
Um resumo é excelente para um ótimo CTA (call to action) que também pode envolver seus leitores no que você faz. Por exemplo, você pode oferecer um download gratuito do seu eBook, um desconto ou uma amostra grátis do seu novo produto se eles assinarem, ou qualquer outra coisa relacionada a uma ação específica que você deseja que eles realizem ao terminar a leitura do seu conteúdo.
No entanto, a parte mais importante de cada resumo deve ser dizer aos seus leitores quais os benefícios que eles experimentarão por causa de todas as informações que você forneceu. Dizer a eles exatamente como eles se beneficiarão do seu conteúdo e que valor isso pode agregar às suas vidas fará com que eles o apreciem mais. Isso fará de você o recurso principal toda vez que eles tiverem um problema que você possa resolver.
Combine a profundidade do seu conteúdo com seu comprimento

Ao tentar comunicar sua mensagem, algumas coisas que podem impedi-lo de fazer isso de forma eficaz são muitos detalhes amontoados em um espaço pequeno ou detalhes insuficientes para cobrir adequadamente um tópico específico, especialmente quando é um pouco longo.
Dito isto, a profundidade do seu conteúdo deve sempre corresponder ao seu comprimento. Quando você está escrevendo um pequeno conteúdo, você nunca deve entrar em muitos detalhes, porque dessa forma você não será capaz de cobrir sua ideia principal de uma forma que seria fácil de entender.
Preencher seu pequeno conteúdo com o máximo de informações possível sobre um determinado tópico só o tornará confuso e impedirá que seus leitores compreendam completamente todos os aspectos desse tópico que você inclui. Em vez disso, você deve discutir apenas os aspectos mais importantes de um tópico específico ou escolher apenas um aspecto e discuti-lo em detalhes.
Por outro lado, quando você está escrevendo textos longos, você tem mais espaço para fornecer mais detalhes aos seus leitores. No entanto, nesses casos, tome cuidado para evitar andar em círculos e reescrever os mesmos pontos repetidamente, simplesmente porque você tem muito pouco a dizer sobre um tópico, mas deseja tornar seu conteúdo longo. Isso nunca é uma boa prática e tudo que você conseguiria seria perder seus leitores.
Nunca subestime o estágio de edição
Mesmo os melhores escritores não subestimam a parte de edição de seu processo de escrita. Eles não terminam a última frase e passam para o próximo conteúdo. Em vez disso, eles dedicam um tempo para editar seu primeiro rascunho, o que muitos deles fazem várias vezes antes de finalmente publicá-lo.
Por que isso é tão importante? Porque a escrita geralmente acontece muito rápido para acompanhar todas as ideias que vêm à mente, para que a mensagem certa possa ser comunicada adequadamente. Durante toda essa escrita rápida, é mais do que comum que algumas frases não soem como você pretendia.
Portanto, certifique-se de sempre colocar o melhor de seu esforço na edição de cada parte do conteúdo que você cria. Aproveite o tempo para editar e reeditar, porque é quando você criará conteúdo de alta qualidade e garantirá que sua mensagem final seja realmente transmitida.
Espero sinceramente que essas dicas de escrita tenham ajudado você a obter uma visão melhor da escrita de alta qualidade e que você possa criar conteúdo incrível não apenas na próxima vez que se sentar para escrever, mas também por muitos anos. A chave é não se preocupar muito, mas fazer sua criatividade fluir e simplesmente contar sua história. Envolva seus leitores e eles vão te amar.
Lembre-se, ninguém nasce escritor. A prática leva à perfeição, então continue aprimorando suas habilidades de escrita e você pode ter certeza de que alcançará as estrelas antes mesmo de perceber.